O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta terça-feira, dia 3 de junho, durante um evento em São Paulo para parceiros e o mercado anunciante, sua entrada no universo do Fast com o lançamento do canal Time Brasil TV, uma proposta inédita que expande a presença das ações do Time Brasil no ambiente digital ao longo de todo o ciclo olímpico, e não apenas em anos de Jogos. Com lançamento previsto para 18 de outubro de 2025, a data escolhida também celebra um marco simbólico: os 1000 dias para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
A iniciativa vem para responder uma demanda do público, que gosta e consome os conteúdos relacionados aos esportes olímpicos. Segundo uma pesquisa da Globo, os Jogos Olímpicos de Paris concentraram a atenção do brasileiro e reacenderam "o melhor de nós". Durante a competição, 92% dos brasileiros assistiram a algum evento olímpico e 80% acreditam ser importante investir em esportes. Outro marco interessante dos últimos jogos foi que, pela primeira vez, 50% dos atletas eram mulheres – número recorde das Olimpíadas.
A Time Brasil TV nasce como uma iniciativa da Time Brasil Media House, estrutura criada em abril deste ano em parceria entre o COB e a Play9 com o objetivo de unificar, potencializar e harmonizar a produção de conteúdo do Comitê Olímpico do Brasil em múltiplas plataformas digitais. Para a execução do canal Fast, Play9 e COB contam com a parceria da OffGridCreative +Content, referência nacional na programação, gestão e distribuição de canais Fast.
Mais do que uma estrutura operacional, a Time Brasil Media House funciona como um hub estratégico, reunindo parceiros e projetos sob uma mesma visão. Seu propósito é posicionar o COB como uma referência global na comunicação esportiva, com uma atuação coordenada, inovadora e orientada para o futuro.
A parceria tem como objetivos constantes o aumento de audiência, unificação de estratégia, harmonização de conteúdos e monetização com novos produtos. Entre os objetivos mais pontuais, estão produtos com streamings, Projeto Olimpíadas 2028, produções e coproduções com Globo e CazéTV, criação de produtos audiovisuais com intuito comercial, projetos para outras missões do Time Brasil, conexão com influenciadores, parcerias estratégicas com Meta, YouTube e TikTok, entre outros, além, é claro, do novo canal Fast TV.
Time Brasil TV
"A Time Brasil TV é a evolução natural do Canal Olímpico do Brasil, criado pelo COB em 2020, primeiro dentro do ambiente de streaming e, depois, no YouTube do Time Brasil. Nosso objetivo é estar ainda mais conectado ao nosso público, oferecendo conteúdo exclusivo sobre nossos atletas e esportes. Além de abrirmos um incrível espaço para a presença de marcas anunciantes. Acreditamos que ser uma nação esportiva também é ser uma nação que consome esporte olímpico ao longo dos quatro anos do Ciclo Olímpico", diz Manoela Penna, diretora de Comunicação e Marketing do COB, que esteve também à frente da criação do Canal Olímpico do Brasil no YouTube em 2020.
No digital, o COB já soma excelentes números: é o segundo comitê no mundo em presença digital, estando atrás apenas dos Estados Unidos. Além disso, é o número um em engajamento dentre todos os comitês do planeta. No canal do YouTube, o público encontra transmissões ao vivo, programas exclusivos, competições nacionais e internacionais e cobertura exclusiva dos eventos do COB. Em 2024, o número de visualizações passou de um bilhão, com mais de 400 mil horas assistidas, 1.2 milhão de plays e mais de 250 transmissões.
Programação
Com uma grade que mescla transmissões ao vivo de competições nacionais e internacionais, programas gravados, documentários, entrevistas, bastidores e conteúdos originais com atletas e influenciadores, a Time Brasil TV busca atrair uma audiência diversa e apaixonada por esporte.
O canal aproveita o vasto acervo do Time Brasil, com programas como o "COB Cast", produções especiais e documentários, e também será um espaço para criação de novos formatos, quadros e séries, abrindo oportunidades para marcas que desejem se associar ao universo olímpico de maneira orgânica e multiplataforma. A Time Brasil TV será lançada de forma faseada, com novos conteúdos sendo anunciados gradualmente. Para o segundo semestre de 2025, estão previstas as transmissões de 32 eventos, sendo 21 nacionais e 11 internacionais.
Em um primeiro momento, serão reaproveitados os vídeos e conteúdos já produzidos pelo Time Brasil. Dentre eles, highlights de competições, "COB Cast", documentários e conteúdos variados com atletas. Em seguida, serão criados novos programas, quadros e formatos de conteúdo que serão integrados à grade.
"Queremos romper a lógica de que o esporte olímpico só tem visibilidade em anos de Jogos Olímpicos. A Time Brasil TV chega para dar palco aos atletas e modalidades ao longo de todo o ciclo, com inovação, presença digital e uma linguagem mais conectada com o público jovem", afirma João Pedro Paes Leme, CEO da Play9.
"A ideia com esses novos formatos é aproveitar o melhor dos atletas, das competições, da tecnologia e das curiosidades do esporte. Além disso, também começaremos produção de conteúdo com influenciadores que passarão a fazer parte da nossa grade recorrente e ajudarão a expandir a audiência para cativar cada vez mais o público brasileiro", completa.
Parceria com a OffGrid
Para a execução de um canal Fast, é decisiva a participação de um parceiro responsável pelo relacionamento com as plataformas e também pela tecnologia para programação e exibição dos conteúdos. Nesse sentido, a OffGrid entra no time. Responsável pela programação, gestão e distribuição do canal, ela é uma das líderes do mercado Fast no Brasil: seus dez canais chegam a mais de 55 milhões de TVs conectadas no país. Além disso, é um dos poucos programadores a ter como target primário a audiência dos 14 a 44 anos. Entre os canais da OffGrid estão Manual do Mundo, Desimpedidos, FitDance e Acelerados.
"Com a Time Brasil TV, estamos tornando o esporte olímpico mais acessível do que nunca. Qualquer pessoa com uma TV conectada poderá acompanhar nossos atletas, torcer, se emocionar e, principalmente, se inspirar", diz Milton Neto, CEO e sócio da OffGrid.
Distribuição
A Time Brasil TV já começa com distribuição garantida em cinco dos maiores serviços Fast do Brasil: Samsung TV+, LG Channels, TCL Channel, Watch Free e o sistema operacional VIDAA. Juntas, essas plataformas alcançam uma estimativa de 120 milhões de pessoas por mês. Outras negociações também estão em andamento para ampliar ainda mais o alcance do canal.
Boa iniciativa. Ficará melhor ainda se estiver Fast nos 15 milhões de TVRO (Nova Mini Parabólica Digital) instaladas no Brasil nos ultimos 03 anos.