Open Air chega a Brasília com o maior cinema a céu aberto do mundo

(Foto: Divulgação)

Apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Nubank, o Open Air Brasil está de volta e começa a nova temporada em Brasília, nove anos após a última edição na cidade. A partir desta terça-feira, dia 3, até 15 de junho, o Pontão do Lago Sul vai receber o público da capital para assistir a filmes na maior tela de cinema a céu aberto do mundo. 

Na programação, que também apresenta shows e atrações gastronômicas, estão títulos como sucessos de bilheteria nacionais e internacionais, clássicos do audiovisual, animações e filmes de terror. Alguns destaques do evento são a noite em homenagem a Fernanda Torres, o premiado "Anora", os ainda inéditos "O Esquema Fenício" e "Lilo & Stitch" (live- action), a obra-prima de Almodóvar "Tudo Sobre Minha Mãe", com sua musa Marisa Paredes, e os recém-lançados "Pecadores" e "Homem com H", cinebiografia de Ney Matogrosso. A pipoca será gratuita e os ingressos já estão disponíveis na Sympla. 

Nesta quarta, 4, será exibido "Anora", o grande vencedor do Oscar deste ano. O filme, dirigido por Sean Baker, ganhou cinco troféus, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz (Mikey Madison). A exibição é seguida por show da cantora Larissa Luz. A noite de quinta, 5, vai apresentar uma Sessão Dupla em homenagem à Fernanda Torres, com as comédias "Os Normais", de José Alvarenga Junior, e "Saneamento Básico, O Filme", de Jorge Furtado, além do curta "Ilha das Flores", também de Furtado. Especialmente nessa data, o ingresso de uma única sessão valerá para assistir aos filmes em sequência. A sexta, 6, terá duas sessões: "Kasa Branca", exibido no Festival de Brasília e premiado no Festival do Rio no ano passado e dirigido por Luciano Vidigal, cria do grupo Nós do Morro; e "O Esquema Fenício", novo thriller de espionagem de Wes Anderson que conta com um elenco de peso, com nomes como Benicio del Toro, Mia Threapleton, Michael Cera e Tom Hanks. A programação segue até o dia 15 e traz, entre os destaques nacionais, "Homem com H", no dia 10, terça, com a presença do diretor; do protagonista, Jesuíta Barbosa; e de Jullio Reis, que interpreta Cazuza no longa, na sessão. 

Uma das preocupações do evento nesta temporada é a acessibilidade. Alguns recursos que estarão disponíveis em todos os dias de Open Air Brasil são: receptivo bilíngue e preparado para atender pessoas com deficiência, protetores auriculares disponíveis, guia de rotas acessíveis do evento, Espaço Calma para receber pessoas neurodiversas, quando necessário, e legendas em todos os filmes, inclusive os nacionais. A programação completa está disponível no site. Os ingressos são adquiridos por sessão e dão direito à pipoca.

O Open Air Brasil, que teve sua última edição em 2023 no Rio de Janeiro, é idealizado e produzido pela D+3 Produções. Depois de Brasília, o evento parte para Salvador, onde acontece entre os dias 30 de setembro e 12 de outubro no Centro de Convenções Salvador. Rio de Janeiro e São Paulo também estão no calendário, com previsão de realização em 2026.

Cinema Inflável 

Em paralelo ao Open Air Brasil e também com o patrocínio do Nubank, a D+3 realiza ainda 12 edições do Cinema Inflável em outras localidades do Distrito Federal a partir de maio. Gratuito, o evento acontece também a céu aberto, em regiões com acesso limitado ao cinema, seja por questões geográficas ou socioeconômicas. Com uma tela inflável de 60m² e distribuição gratuita de pipoca, a iniciativa contará com uma programação especial. O Cinema Inflável vai exibir cerca de dez filmes por edição, incluindo curtas-metragens e videoclipes de cineastas locais, além de oferecer recreação infantil e apresentar programações e atividades em parceria com importantes Pontos de Cultura locais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui