Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) 33º Cine Ceará está com inscrições abertas para mostras competitivas de longa...

33º Cine Ceará está com inscrições abertas para mostras competitivas de longa e curta-metragem

Premiação do Cine Ceará 2022 (Foto: Chico Gadelha)

Estão abertas a partir desta segunda-feira, dia 3 de julho, as inscrições para as três principais mostras competitivas da 33ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. São elas: Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará. A edição de 2023 acontecerá de 25 de novembro a 1º de dezembro em Fortaleza, com exibições no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE) geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).   

Para a seleção, a curadoria do Cine Ceará prioriza trabalhos inéditos e reservará no mínimo 30% de participação para mulheres diretoras no conjunto das mostras competitivas. Todos os filmes selecionados deverão apresentar legenda descritiva para surdos e ensurdecidos em idioma português, conforme determina o Ministério da Cultura. No site do festival, estão disponíveis o regulamento e o formulário de inscrição. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 18 de agosto. 

Inscrições 

A Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem é direcionada a filmes de países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, nos gêneros animação, ficção, documentário ou híbrido. Os longas inscritos devem ter sido concluídos a partir de 2022, com duração mínima de 60 minutos. 

A Competitiva Brasileira de Curta-metragem é aberta a filmes brasileiros de ficção, documentário, animação ou híbrido, com duração máxima de 25 minutos, concluídos a partir de 2022, que não tenham participado do processo seletivo de outras edições do Cine Ceará. 

A Mostra Olhar do Ceará é aberta a diretores cearenses, residentes ou não no Ceará. Podem ser inscritos filmes de curta-metragem, de 25 minutos no máximo, e longa-metragem com duração mínima de 60 minutos, concluídos a partir de 2022, nos gêneros de ficção, documentário, animação ou híbrido. 

Premiação 

Na Mostra Competitiva Ibero-americana, o Troféu Mucuripe será concedido aos vencedores nas categorias: Melhor Longa-metragem, Direção, Atuação Principal, Atuação Coadjuvante, Roteiro, Fotografia, Montagem, Trilha Sonora Original, Som, Direção de Arte e Prêmio da Crítica. O Melhor Longa, eleito pelo Júri Oficial da Competitiva Ibero-americana, receberá prêmio no valor de R$ 20 mil, a ser pago sob a forma de recursos para distribuição da obra no Brasil, dentro dos critérios do regulamento.  

O Júri Oficial da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem escolherá os vencedores do Troféu Mucuripe nas seguintes categorias: Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Prêmio da Crítica. Serão agraciados também com o Troféu Mucuripe o Melhor Curta-metragem e Melhor Longa-metragem na opinião do Júri da Mostra Olhar do Ceará. Todos os detalhes da seleção e premiação das mostras competitivas estão disponíveis no regulamento. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile