A Elo Studios, em parceria com a Modo Operante Produções e a Bolandeira, anunciou nesta quinta, 3, o início da pré-produção do longa-metragem "Comadrio". O filme, que será dirigido pela cineasta Susanna Lira e terá produção executiva de Gretha Viana, une a cultura do Nordeste e a temática da força feminina. As filmagens estão previstas para 2026 e ocorrerão integralmente no interior da Paraíba, com um elenco 100% local encabeçado pela atriz Mayana Neiva.
A trama, ambientada no início dos anos 1990, narra a história de uma menina de seis anos que aprende sobre solidariedade, tolerância e vivência feminina ao observar sua mãe, uma jovem divorciada, acolher e amadrinhar uma adolescente trans. O roteiro é da escritora estreante Rayssa Medeiros, natural da Paraíba, e surgiu há cinco anos durante uma oficina ministrada por Susanna Lira no Fest Aruanda do Audiovisual Internacional da Paraíba.
"Comadrio é uma produção multi-regional que evidencia o potencial criativo, diverso e técnico do audiovisual brasileiro. A escolha do roteiro, locações, elenco e equipe técnica locais reforça o compromisso com a valorização da diversidade de olhares do cinema nacional. Além disso, ressalta o papel da Paraíba como um polo em expansão na indústria cinematográfica nacional, tanto pela riqueza de seu território e suas histórias quanto pela capacidade de formar e reter talentos", destacou a diretora Susanna Lira.
Este será o sexto filme de Lira em parceria com a Elo Studios. Projetos anteriores incluem "Damas do Samba" (2015), "Mussum, Um filme do Cacildis" (2018), "Torre das Donzelas" (2018), além de "#Salve Rosa", com estreia prevista para o segundo semestre de 2025, e "Apenas Três Meninas", que está em pré-produção.
A Elo Studios, liderada por Ruben Feffer, Flavia Feffer e Sabrina Nudeliman Wagon, já distribuiu mais de 500 títulos brasileiros para mais de 100 países, incluindo a animação indicada ao Oscar "O menino e o mundo". A Modo Operante Produções, no mercado desde 2004, tem um portfólio de filmes, séries e documentários com foco em temas de diversidade social, cultural e de gênero, acumulando mais de 100 prêmios. A paraibana Bolandeira, fundada em 2010, é a realizadora do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro e desenvolve produções de curtas e longas-metragens.