Projeto Paradiso marca presença no Festival de Locarno

O Festival Internacional de Cinema de Locarno é um dos mais tradicionais da cinematografia mundial. A 75ª edição do evento acontece entre os dias 3 e 13 de agosto, e o Projeto Paradiso estará presente por meio de apoio a uma série de projetos e profissionais. 

Uma das produções apoiadas pelo Projeto Paradiso é "Regra 34", novo longa-metragem da diretora e produtora Julia Murat, com produção da Esquina Produções Artísticas. O filme participa do Concorso Internazionale, mostra competitiva oficial voltada a criadores de todo o planeta, concorrendo ao Leopardo de Ouro. 

Um projeto que também recebe apoio em Locarno é "Moa", o mais recente longa do diretor cubano Marcel Bertrán. Produzida pela brasileira Mediocielo Films, a obra foi selecionada para a Open Doors Co-Production Hub, evento voltado para projetos de longa-metragens da América Latina e do Caribe à procura de coproduções internacionais.

A produtora e distribuidora audiovisual Amanda Kadobayashi participa – com apoio do Projeto Paradiso – do Locarno Pro U30, evento de indústria ligado ao Festival dedicado a uma nova geração de profissionais do cinema envolvidos em distribuição e vendas. O programa é voltado para os profissionais de menos de 30 anos que já participaram de alguma das Locarno Industry Academies, que são workshops realizados ao redor do mundo, inclusive em São Paulo, onde a sua edição anual é realizada durante o BrLab.

O cineasta carioca Leonardo Martinelli recebeu uma Bolsa Paradiso para a Locarno Residency com o projeto "Fantasma Neon". A residência, lançada este ano, é voltada para jovens cineastas desenvolverem seu primeiro longa-metragem. A primeira fase da iniciativa, aberta a dez participantes, acontecerá durante o Festival e contará com um júri que escolherá três projetos para a segunda fase. 

Em parceria com a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), o Projeto Paradiso oferece passagem aérea para Gabriel Linhares Falcão, profissional brasileiro selecionado para o Critics Academy, programa de treinamento direcionado a jovens críticos de cinema de vários países durante o Festival de Locarno. 

"O Festival de Locarno tradicionalmente tem como marca a atenção especial ao cinema autoral de qualidade e tem impulsionado a carreira de inúmeros novos talentos. Fortalecer esses profissionais é também a missão central do nosso trabalho no Projeto Paradiso", afirma Josephine Bourgeois, diretora executiva da instituição. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui