As Unidades Culturais dos Correios do Rio de Janeiro, Recife e Brasília estão recebendo, até o dia 12 de outubro, projetos de mostras de cinema e vídeo por meio de seu sistema aberto de seleção de patrocínios. O edital, que também contempla projetos de artes visuais, dança, teatro, humanidades e música, prevê a ocupação das Unidades Culturais dos Correios também nas cidades de São Paulo, Salvador, Fortaleza e Juiz de Fora, no período entre agosto de 2015 e janeiro de 2017. O valor total do apoio por projeto e por praça de realização será de, no máximo, R$ 300 mil.
Processo seletivo
Os projetos passarão pelas etapas de habilitação, qualificação e pré-seleção, pelos Correios. Serão avaliados a qualidade do projeto (qualificação do conteúdo, apresentação, originalidade, entre outros); local de realização (relação do projeto com o ambiente ou cenário, adequação em relação à unidade cultural pretendida); participação do público externo (potencial de atração junto ao público) e a visibilidade (extensão e potencial do projeto ao patrocínio). Todos os quesitos de avaliação encontram-se no edital.
Os projetos pré-selecionados deverão ser inscritos junto ao Ministério da Cultura para fins de captação via Lei Rouanet. A efetivação do patrocínio está condicionada à comprovação de pelo menos 40% do valor total do projeto.
Inscrições
Podem se inscrever somente pessoas jurídicas com projetos inéditos. Somente será aceito um projeto por proponente, que pode ser inscrito para ocupação em mais de uma cidade. O responsável deve, primeiramente, cadastrar o CNPJ no site dos Correios, para receber o código que dará acesso ao formulário de inscrição. O formulário deve ser preenchido e enviado, juntamente com os anexos solicitados.