Curta "Ausencia" e longa "Pacarrete" são os grandes vencedores do FAM 2019

Na noite da última quarta, 2 de outubro, o Teatro Álvaro de Carvalho, no centro de Florianópolis, recebeu a cerimônia de encerramento da 23ª edição do FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul de 2019. O curta-metragem colombiano "Ausencia", de Andrés Tudela, foi o principal vencedor da Mostra de Curtas Mercosul, com quatro prêmios. Já o longa nacional "Pacarrete", de Allan Deberton, foi eleito Melhor Longa Mercosul, tanto pelo júri oficial quanto pelo júri popular. 

"Ausencia" levou quatro prêmios pelo júri oficial: Melhor Filme, Melhor Ficção, Melhor Roteiro (Andrés Tudela) e Melhor Atriz (Marina Corredor). No curta, Bernarda, uma camponesa idosa, enfrenta a perda e o luto por seu marido. Já o prêmio de Melhor Direção nos curtas foi para Miguel Agüero, de "Kîriri". Enquanto isso, o júri popular na Mostra Curtas Mercosul escolheu como melhor filme "A Volta Para Casa", de Diego Freitas, que também ganhou mais dois prêmios, Melhor Atuação para Lima Duarte e Melhor Trilha Sonora para Ed Cortes.

O diretor Allan Deberton e a atriz protagonista Marcélia Cartaxo receberam os prêmios da Mostra Longas Mercosul por "Pacarrete", eleito Melhor Longa pelos júris oficial e popular. O filme "Yo Niña", da diretora Natural Arpajou, também recebeu dois prêmios: Menção Honrosa para a atriz mirim Huenu Paz Paredes e Melhor Filme na escolha da Recam (Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas do Audiovisual).

Outros destaques da premiação foram "Espero Tua (Re)Volta", de Eliza Capai, escolhido como o Melhor Documentário da Mostra Doc-FAM pelo júri oficial, e "Zurita", de Alejandra Carmona, que recebeu o prêmio do júri popular e também uma menção honrosa do júri oficial. Na Mostra Catarinense, "Nas Curvas Da Estrada", da diretora Viviane Mayumi, foi escolhido como Melhor Filme pelo público. Pelo júri oficial, o prêmio de Melhor Filme foi para "Nossa Terra", de Samuel Moreira. 

A animação "Guaxuma", de Nora Normande, foi a grande vencedora da Mostra Infantojuvenil, levando pra casa os dois prêmios de Melhor Filme (pelo júri popular e pelo oficial). Já na Mostra Videoclipe, o júri oficial escolheu "Tenemos Voz", da La Yegros Ft. Soom, com direção de Juan Manuel Costa, e o júri popular escolheu o catarinense "Ore Kunhangue" – Mbya Resiste, gravado na aldeia guarani no Morro dos Cavalos, em Palhoça.

Por fim, na inédita Mostra WIP (Work in Progress), composta por filmes ainda não finalizados, a Menção Honrosa foi para "El Film Justifica Los Medios", de Juan Jacobo del Castill, e o Melhor Filme foi "El Árbol Rojo", de Joan Gómez Endara. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui