Na última sexta-feira, dia 30 de outubro, foram anunciados os vencedores da 4ª edição do Prêmio ABRA de Roteiro, realizado pela Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA) com patrocínio do Projeto Paradiso, instituição filantrópica de apoio aos talentos do audiovisual.
A cerimônia de premiação foi aberta pela presidente da ABRA, a escritora e roteirista Carolina Kotscho, e apresentada pela atriz Nany People e a roteirista Nathália Cruz, do canal Porta dos Fundos.
Rosane Svartman foi eleita a Roteirista do Ano. Além do troféu do Prêmio ABRA, ela recebeu também o Prêmio Paradiso, oferecido pelo Projeto Paradiso, e será convidada para um encontro virtual de até duas horas com roteiristas em formação de carreira para troca de experiências.
O Melhor Roteiro Original de Longa-Metragem de Ficção foi para Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles por "Bacurau"; e "A Vida Invisível" escrito por Murilo Hauser, Inés Bortagaray e Karim Aïnouz levou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado de Longa-Metragem de Ficção. Fábio Porchat e Gustavo Martins (Porta dos Fundos) com o longa "A Primeira Tentação de Cristo" receberam o prêmio de Melhor Roteiro de Longa-Metragem de Comédia. Já "Bixa Travesty", de Claudia Priscilla, Linn da Quebrada e Kiko Goifman, levou o prêmio de Melhor Roteiro de Longa-Metragem de Documentário.
Renata Martins, roteirista de "Sem Asas", levou o prêmio de Melhor Roteiro de Curta-Metragem. Grande sucesso em 2019, a novela "Órfãos da Terra", de Duca Rachid e Thelma Guedes, escrita com Dora Castellar, Aimar Labaki, Carolina Ziskind e Cristina Biscaia, recebeu o prêmio de melhor Roteiro de Telenovela. Carla Faour, Julia Spadaccini, Victor Atherino, Giovana Moraes e Maira Motta, da série "Segunda Chamada", de Carla Faour, Julia Spadaccini e Jo Bilac, ganharam o Prêmio de Melhor Roteiro de Série de Ficção – Drama e Marcelo Adnet, Marcius Melhem, Alexandre Pimenta, Carolina Warchavski, Daniela Ocampo, Edu Krieger, Leonardo Lanna, Luiza Yabrudi, Marcelo Martinez, Maurício Rizzo, Renata Corrêa, Thiago Gadelha e Wagner Pinto, da série "Tá no Ar", levaram o prêmio de Melhor Roteiro de Série de Ficção – Comédia.
Já o prêmio de Melhor Roteiro Infanto-juvenil ficou para Thiago Dottori, pelo longa "Turma da Mônica – Laços"; Paula Miller, Fábio Porchat, Jô Hallack e Douglas Vieira, receberam o prêmio de Melhor Roteiro de Série de Reality ou Variedades com "Que história é essa, Porchat?" e Daniel Bogado e Suemay Oram, da série "Bandidos na TV – 1ª temporada", o prêmio de Melhor Roteiro de Série de Documentário.
O grande homenageado desta edição foi o roteirista, cineasta, escritor, jornalista, e diretor Orlando Senna, dos longas "Iracema – Uma Transa Amazônica", "Diamante Bruto", "Brascuba", "Gitirana", "Sol da Bahia" e os recentes "Idade da Água" e "Longe do Paraíso". Já o novo Prêmio ABRA Parceria foi dado à cineasta e produtora Carla Esmeralda pelo incentivo ao desenvolvimento da indústria audiovisual nacional, como pioneira na realização de laboratórios de desenvolvimento de roteiro no Brasil, além de realizadora do Rio2C e do Laboratório Novas Histórias, que acontecem anualmente.