Festival Curta Brasília terá experiências em realidade virtual

A oitava edição do Festival Curta Brasília, que será realizada no Cine Brasília entre os dias 12 e 15 de dezembro, terá em sua programação, além de curtas-metragens, conteúdos de realidade virtual e experiências interativas vindas de seis países diferentes.

No intuito de contribuir com a temática urgente da natureza e mudanças climáticas, o Festival conta com filmes que destacam questões ambientais. A Amazônia, por exemplo, está presente em três obras: "Heróis do Rio Madeira", filme interativo feito por diretores brasilienses da Caixote VR; "Awavena", que conta a história da primeira líder indígena do povo Yawanawá do Acre; e "Ayahuasca", premiado filme que fala da medicina sagrada de povos indígenas – um xamã do Peru é o guia dessa experiência imersiva.

A produção brasiliense também terá destaque com a experiência "Terra dos Ekitumans", que teve sua cenografia imersiva exclusiva ampliada para o Festival, contando agora com realidade aumentada, games, quadrinhos e narrativas transmídia. "Sonhares", outra produção do DF, é uma animação interativa que traz elementos da natureza, como fogo, terra, ar e água, integrando-se às paisagens corriqueiras da cidade e das construções.

O tema oceano estará presente com duas experiências inéditas: "ABROLHOS360", da Bahia, e "Sea Level Rise Explorer: Turner Station", da Califórnia/EUA. Enquanto a primeira traz uma experiência debaixo d'água, na segunda os usuários interagem com modelos 3D e podem elevar o nível do mar para observar possíveis inundações em tempo real. Ainda sobre a questão da água e das relações entre seres humanos e natureza, será exibido o curta-metragem produzido durante o segundo laboratório de cocriação Brasil-Holanda com o tema Políticas da Natureza. Realizado em parceria com a Embaixada dos Países Baixos, o curta tem cenas gravadas nos dois países com a água como tema central.

Por fim, o curta interativo "A Linha", de Ricardo Laganaro, vencedor do Festival de Veneza, também integra a programação do Curta Brasília.

As sessões do "Curta XR" serão realizadas entre os dias 13 e 15 de dezembro, das 17h às 22h, na área externa do Cine Brasília. A entrada é franca. A programação completa e demais informações sobre o evento estão disponíveis no site do Festival.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui