TV Cultura estreia série documental sobre o Pantanal

Produzido no Pantanal um ano após os incêndios históricos de 2020, "Instinto Fotográfico" é o mais novo projeto do fotógrafo da natureza Ricardo Martins. A série mostra a expedição que durou 50 dias dentro do Pantanal, acompanhando o dia a dia, os bastidores e toda a aventura vivida na busca para conseguir as melhores fotos dos animais da região para o seu 11º livro "Pantanal – um patrimônio natural e sua cultura". A série estreia neste domingo, dia 5 de dezembro, às 16h30, na TV Cultura. Ao todo serão cinco episódios, com os detalhes das dificuldades, descobertas e diferentes histórias encontradas ao longo de toda a expedição no Pantanal. 

Em "Instinto Fotográfico", o telespectador vai conhecer um pouco mais de como funciona o trabalho por trás das fotografias, além de mergulhar na história e cultura pantaneira. Martins conta que a região esteve presente em sua vida desde a infância. ''Meu pai é do Pantanal e minha primeira lembrança é com dois anos de idade, pescando e vendo jacarés, passando pelo rio, achava aquela visão incrível". Com a familiaridade por já conhecer o lugar, ele guia e motiva sua equipe para conseguir os registros do Pantanal: seus aspectos peculiares, sua gente, as paisagens, os hábitos, costumes e tradições regionais. 

A série também traz histórias de pessoas, como por exemplo a dos "Isqueiros" da Serra do Amolar. "Eu achei que eles pegassem a isca ali na beira do rio" conta o fotógrafo, que se surpreendeu ao descobrir, mesmo depois de tantos anos visitando a região, que para conseguir as iscas eles saem depois das 15h, sem hora para voltar. No caminho, enfrentam uma longa e difícil travessia, arrastando o barco pelo mato e por grandes lagoas para chegar até o pé da serra, onde fazem a coleta do peixe Tuvira, que movimenta o turismo de pesca na região. 

Durante todos os episódios é possível acompanhar como Martins chega até lugares até então inacessíveis, como Corixos, ao longo do Rio Cuiabá, tudo para ir atrás e realizar as fotografias e produzir o documentário. 

A série é dirigida por Leo Ferraz e produzida pela Nation Filmes, com patrocínio da Localiza.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui