Radiodifusão vai falar com Dilma sobre leilão de 700 MHz

O setor de radiodifusão está realmente preocupado com possíveis interferências que a banda larga móvel possa causar no serviço de TV digital e vice-versa. Depois de pedir para a Anatel mais prazo para o teste de Pirenópolis (GO) e de reforçar o pleito de que o edital de venda da faixa de 700 MHz não seja publicado antes da análise das medições e da produção do relatório final, as três associações que representam as emissoras (Abert, Abra e Abratel) solicitaram uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff para tratar da questão. Mas a ofensiva da radiodiodifusão não acaba aí. Segundo apurou este noticiário, a Rede Globo vai abordar o tema em reportagem no Jornal Nacional desta sexta, 4.

"A gente considera que o assunto não se esgota no gabinete nem do João Rezende (presidente da Anatel) nem do Paulo Bernardo (ministro das Comunicações)", afirma o diretor de espectro da Abert, Paulo Balduíno. Para ele, apenas a produção do relatório final demandaria mais cerca de três semanas de trabalho. Mas a extensão do prazo visa também realizar medições que ainda não foram feitas – dado que os testes de Pirenópolis sofreram um atraso grande. A expectativa é de que a agência decida até o fim da semana que vem se estende ou não o período de testes, que oficialmente termina nesta sexta, 4. "Se acabar hoje, vai ficar faltando muita coisa importante, inclusive do lado da banda larga", alerta Balduíno em referência às medições da interferência que a TV produz no sinal do LTE.

No ofício encaminhado ao presidente da Anatel com cópia para o ministro Paulo Bernardo, as três associações argumentam que as especificações do 3GPP são insuficientes, já que o órgão, pela sua característica, não tem condições de adotar especificações que protejam outros serviços.

Além disso, consideram inviável que as consultas públicas do regulamento e do edital aconteçam simultaneamente. "A natureza peculiar do regulamento contra a interferência deverá influenciar em muitos aspectos o edital, que complementará eou detalhará mais o regulamento, tornando inviável a simultaneidade das consultas".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui