Cartoon Network comemora 25 anos no Brasil e na América Latina com programação especial

O Cartoon Network chegou ao Brasil e à América Latina em abril de 1993, o que significa que, em abril de 2018, o canal está completando 25 anos. Para celebrar, o Cartoon preparou uma programação especial que vai ao ar ao longo de todo o mês, dividida em blocos temáticos.

"Para nós, o Brasil sempre foi e é um dos destinos mais importantes do Cartoon Network. Desde que começamos, o Brasil foi um dos primeiros mercados onde marcamos presença. Eu diria que, ao longo dos anos, é um dos lugares onde temos uma das relações mais intensas e próximas com o público.", declara Pablo Zuccarino, vice-presidente e gerente geral do Cartoon Network, Boomerang e Tooncast para a América Latina.

A primeira semana do mês é do bloco "As Risadas Não Param", com exibição dos episódios cômicos das séries "Jovens Titãs em Ação", "O Incrível Mundo de Gumball", "Ursos sem Cursos", "Clarêncio" e "Apenas Um Show". Na sequência, é a vez do bloco "Os Heróis Não Param", que dá destaque aos personagens corajosos de programas como "OK K.O.", "Ben10", "As Meninas Superpoderosas" e "Steven Universo".

Já o bloco da terceira semana é o chamado "As Surpresas Não Param", com episódios selecionados de "Ursos Sem Cursos", "O Incrível Mundo de Gumball" entre outros. Por fim, na quarta semana entra em cena o bloco "As Loucuras Não Param", com as maluquices dos personagens de "Jovens Titãs em Ação" e "Clarêncio". Toda a programação temática vai ao ar de segunda a sexta, às 18h e às 22h, com maratonas aos sábados, às 8h, e domingo, 12h.

Há ainda o especial "Máquina do Tempo", que acontece todos os dias, à meia-noite, com a transmissão dos programas clássicos do canal. Encerra a programação o "Top 25" no domingo, 29, ao meio-dia e às 23h, com a exibição dos 25 melhores episódios das séries originais icônicas como "Johnny Bravo", "Coragem: O Cão Covarde", "O Laboratório de Dexter" entre outros. A partir das 18h, a maratona fica disponível também no YouTube e Facebook do Cartoon.

Audiência

O canal completa esses 25 anos mantendo bons resultados na audiência. No último ano, por exemplo, o Cartoon foi número 1 na TV paga brasileira e manteve a liderança invicta entre crianças de quatro a onze anos por cinco anos consecutivos. Em dezembro de 2017, ele foi o mais assistido no Brasil entre todos os usuários de TV por assinatura.

Este ano também começou de forma positiva: em fevereiro de 2018, 21 milhões de pessoas passaram pelo canal, e ele foi número 1 em audiência na TV paga brasileira entre crianças de quatro a onze anos, sete a doze e jovens de 12 a 17. Entre os meninos de quatro a onze anos, o Cartoon se mantém na liderança por 17 anos consecutivos – tanto no Brasil quanto na América Latina.

Multiplataforma

Hoje, o Cartoon está presente nas mais importantes plataformas de conteúdo para além da TV linear, como celulares, YouTube e Facebook, produzindo conteúdos exclusivos para cada uma delas. No YouTube, os canais do Cartoon ultrapassam 1 milhão e 700 mil inscritos, enquanto o número de fãs da página do Facebook é de aproximadamente 2 milhões.

Entre as produções voltadas a outras telas, estão "Outra semana no cartoon", "Cartoon Anything" e "Toontubers" – esta, já atingiu 68 milhões de views na América Latina e, no Brasil, esse número foi de 36 milhões de visualizações desde o lançamento do programa. O melhor vídeo da série, "Sister Location", atingiu 1 milhão de views em apenas 3 dias. Hoje, esse mesmo vídeo já soma mais de 4 milhões.

Sobre o assunto, Zuccarino afirma: "Nós temos feito, ao longo dos últimos anos, várias iniciativas para garantir que vamos nos manter relevantes para o público brasileiro a partir de uma perspectiva de conteúdo, de marca e de promoção, como eventos ao vivo e digital. Em cada dimensão do nosso negócio e das nossas atividades consideramos qual é a melhor maneira de se conectar ao público local.".

Produção Nacional

A grade do Cartoon é composta por 16% de produções nacionais, inclusive no horário nobre, excedendo em muito a cota exigida pela lei. A produção de conteúdo local pelo canal começou há mais de 10 anos, ou seja, antes da 12.485 entrar em vigor. Entre os destaques das produções nacionais, estão "Turma da Mônica", "Sítio do Picapau Amarelo" e "Irmão do Jorel".

Para este ano, as novidades são as estreias da terceira temporada de "Irmão do Jorel", o lançamento de novos episódios de "Turma da Mônica" e a produção de "Turma da Mônica Jovem".

"Desde quando começamos a selecionar as propriedades locais até hoje, notamos uma grande família de personagens locais que estão sendo apresentados no nosso canal: Mauricio de Souza e 'Turma da Mônica', 'Sítio do Pica Pau Amarelo' e 'Irmão do Jorel'. Nós temos diversos exemplos, resultado da nossa tentativa de refletir a diversidade do gosto do público local. E por conta do talento e criatividade que encontramos no Brasil, muitas vezes temos essas propriedades brasileiras sendo exportadas para outros países, como o México e a Argentina. Nós trabalhamos duro para quebrar as barreiras e espero levá-las para as telas de todo o mundo em breve.", diz o vice-presidente.

Por fim, Zuccarino conclui: "A única maneira de ser bem-sucedido por 25 anos é ter um conteúdo de alta qualidade, uma marca muito clara e definida, e também prestar atenção ao que o público quer. Eu acho que a maior lição que levamos desses 25 anos é se manter, estar sempre pronto para mudar, abraçar a mudança e se reinventar.".

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui