Como "Ainda Estou Aqui", "Beleza Fatal" e "Senna" marcaram o audiovisual brasileiro

Manuel Belmar, Monica Pimentel, Elisabetta Zenatti e Guilherme Ravache, moderador (Foto: Globo/ Beatriz Damy)

Executivos de grandes plataformas de streaming estiveram reunidos no palco do segundo dia de International Academy Day nesta sexta-feira, 4 de abril, nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. O painel "The Pulse of Streaming – Content Creation & Strategy" reuniu representantes de plataformas que, no último ano, lançaram produções que para além de performarem bem em termos de audiência e aquisição de novos assinantes em seus serviços, também impulsionaram o audiovisual brasileiro a outro patamar. 

Manuel Belmar, diretor de Produtos Digitais da Globo, falou sobre a impressionante trajetória de "Ainda Estou Aqui" – o primeiro filme Original Globoplay que foi logo o responsável pelo Oscar inédito para o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional. É claro que, para o Globoplay, que é uma empresa brasileira, o conteúdo local é chave. E, historicamente, esse conteúdo brasileiro da Globo viaja muito bem mundo afora. "A missão é servir o mercado brasileiro. Contamos histórias de brasileiros para brasileiros, mas claro que nosso desejo é garantir que nosso conteúdo viaje também", afirmou. Hoje, na plataforma, mais de 80% do conteúdo é nacional. "E um aspecto crítico para nós é o controle da propriedade intelectual", ressaltou. 

Com o Globoplay, a empresa tem agora a oportunidade de cooperar na produção de conteúdo com múltiplos players, e do mundo inteiro. "A Netflix tem essa habilidade de criar conteúdo em qualquer lugar do mundo. Eles têm esse hub global de produção, e nós estamos tentando seguir esses mesmos passos. É a oportunidade para nós de sermos conhecidos pelas novelas mas também por outras produções. E isso já está acontecendo. Estamos otimistas com coproduções na Europa, Ásia, Estados Unidos e América Latina também", revelou. 

Sobre o "Ainda Estou Aqui", o executivo reconhece que é realmente uma conquista enorme para a indústria e o cinema brasileiro como um todo. "É claro que, para nós, do Globoplay, é muito bom que tenha sido com um filme nosso, mas isso muda todo o cenário para a indústria audiovisual brasileira. Agora temos novos players que querem trabalhar com a Globo porque entenderam nossa habilidade de trabalhar com histórias reais. Contamos uma história ainda contemporânea, que ecoou pelo mundo todo. No caso de 'Ainda Estou Aqui', além do elenco e direção acertados, tivemos parcerias comerciais e uma estrutura muito importante, coisas que foram críticas. O mercado é muito competitivo, e se quisermos prêmios, precisamos de muita ajuda. Levou anos para essa empresa ganhar um Oscar, mas faremos isso em menos tempo na próxima vez. É claro que, só de termos sido nomeados, já foi uma grande vitória para nós", celebrou. "Ainda Estou Aqui" estará disponível no Globoplay a partir de domingo, 6 de abril

Um novo jeito de fazer novela  

Outro sucesso recente é "Beleza Fatal", primeira novela Max Original. Monica Pimentel, vice-presidente de conteúdo e chefe de gestão de talentos da Warner Bros. Discovery Brasil, contou que, na segunda semana após a estreia do título na plataforma, ele já havia batido todas as metas de horas assistidas dentro do serviço e também as de aquisição de assinantes. Se tornou número um em toda a América Latina, foi exibida também fora do Brasil e, em breve, estreia em novos territórios. "Vejo a novela como um case não só da WBD, mas do nosso mercado, e que merece ser estudado. Foi uma combinação de vários elementos alinhados que deram muito certo. O esforço e o empenho de vários segmentos da Warner surtiram esse efeito", declarou. 

A executiva atribui o sucesso de "Beleza Fatal" a alguns elementos. Começa no conteúdo, na narrativa de um autor jovem, Raphael Montes, que escreveu sua primeira novela e, segundo Pimentel, fez um trabalho excelente ao conseguir misturar elementos clássicos do melodrama tradicional com inovações contemporâneas. "Ele ainda combinou gêneros de uma forma muito dinâmica nos episódios. Eram várias coisas acontecendo. A novela manteve a relevância para quem estava assistindo, que tinha vontade de assistir ao próximo capítulo. Apresentamos elementos naturais do que se espera de uma boa novela – um casting maravilhoso, uma direção primorosa e uma produção de qualidade", analisou. Pimentel ainda acrescenta alguns pontos-chaves, como a criação de personagens do mundo digital, que criou uma conexão forte com os influencers. "A novela acabou se tornando um fenômeno de social media. Pautamos a conversa. Depois, a parceria com a Band para levar 'Beleza Fatal' para a TV aberta também foi muito importante para alcançar um público de novela que não estava na plataforma". 

Por fim, há a questão da programação, que é sempre uma discussão dentro das plataformas de streaming, isto é, a estratégia de lançamento dos episódios. "A decisão por cinco episódios por semana foi muito assertiva para mantermos a conversa sempre viva. Toda semana, tinha uma novidade. E o capítulo final, esse grand finale, estreando sozinho, também gerou muita conversação, as pessoas se reuniram para assistir, fizeram festas… Realmente tomou uma proporção muito grande", comemorou a executiva. 

Minissérie de alto valor de produção

A vice-presidente de conteúdo da Netflix Brasil, Elisabetta Zenatti, também enfatizou que os conteúdos locais são muito importantes para a estratégia da plataforma no país. "Temos que ter essa conexão com a audiência – e os números se justificam. Temos várias opções de títulos de diferentes gêneros, entre eles 'Senna', uma minissérie de seis episódios que se tornou talvez uma das maiores do Brasil. É um título que, de certa forma, se conecta com os outros porque foi muito importante para a indústria brasileira. Foi uma marca para mostrarmos ao mundo que a indústria audiovisual do Brasil pode ter o nível de Hollywood. Claro que foram muitos os desafios envolvidos – uma produção enorme, as corridas de carro, cenas difíceis. Mas tínhamos um script bem convincente, e a série foi bem vista no mundo todo. Ficou cerca de seis semanas no top dez de diferentes países, incluindo o Brasil, e foi realmente um conteúdo com grande engajamento. Criou um legado, fez as pessoas refletirem", pontuou a VP. "Nós acreditamos que quando se cria um conteúdo local para uma audiência local, o público do mundo inteiro reconhece essa autenticidade", finalizou.

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