Imovision promove 1º Festival de Cinema Europeu em abril

A Imovision apresentará a 1ª edição do Festival de Cinema Europeu de 24 a 30 de abril de 2025. O evento exibirá 14 filmes inéditos de países como Alemanha, França, Grécia, Islândia, Itália, Noruega, Suíça e Ucrânia. Entre os destaques estão "Dreams", do norueguês Dag Johan Haugerud, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2025, e "Emmanuelle", dirigido pela francesa Audrey Diwan, uma nova versão do clássico erótico de 1974.

O festival contará com produções premiadas e selecionadas em importantes festivais internacionais. "Dreams" integra a trilogia "Sex, Love & Dreams". "Emmanuelle" foi o filme de abertura do Festival de San Sebastián 2024 e conta com Noémie Merlant, Naomi Watts, Will Sharpe e Jamie Campbell Bower no elenco. Audrey Diwan recebeu o Leão de Ouro no Festival de Veneza 2021 por "O Acontecimento".

O alemão Tom Tykwer, conhecido por "Corra, Lola, Corra" e "Perfume: A História de um Assassino", apresentará "A Luz", que terá sua segunda exibição mundial no festival após sua estreia no Festival de Berlim 2025. A Grécia será representada por "Síndrome da Apatia", de Alexandros Avranas, vencedor do Prêmio Interfilm no Festival de Veneza 2024. Avranas também dirigiu "Miss Violence".

A Itália terá dois filmes no festival: "Ópera! – Canção para um Eclipse", com figurino de Dolce & Gabbana e a participação de Rossy de Palma e Vincent Cassel, e "Em Qualquer Lugar, A Qualquer Hora", drama social de Milad Tangshir, selecionado para o Festival de Veneza 2024 e que homenageia "Ladrões de Bicicleta", de Vittorio De Sica.

Em tributo a Charles Aznavour, será exibido "Monsieur Aznavour", drama biográfico de Mehdi Idir e Grand Corps Malade, com Tahar Rahim no papel principal. Outros filmes franceses na seleção são "Entre Nós, o Amor", de Morgan Simon, com Valeria Bruni-Tedeschi e Félix Lefebvre, e "Brincando com Fogo", das irmãs Delphine e Muriel Coulin, estrelado por Vincent Lindon, que recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza 2024 por este filme.

A Suíça estará presente com "Misty – A História de Errol Garner", cinebiografia sobre o músico de jazz dirigida por Georges Gachot. A Alemanha também terá "A Arte do Caos", suspense noir de Thomas Arslan, selecionado para a Mostra Panorama no Festival de Berlim.

"Você é o Universo", produção ucraniana de Pavlo Ostrikov, selecionada para o Festival de Toronto 2024, aborda uma história de amor em um cenário pós-apocalíptico. O cinema islandês será representado por "Quando a Luz Arrebenta", de Rúnar Rúnarsson, um drama sobre luto exibido no Festival de Cannes 2024. O thriller francês "O Último Moicano", de Frédéric Farrucci, com Alexis Manenti, selecionado para o Festival de Veneza 2024, completa a seleção.

A abertura do festival ocorrerá nesta quarta, 23, em Niterói, no Reserva Cultural, com uma noite de gala. O evento tem o patrocínio da Prefeitura de Niterói, por meio da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo, e apoio da Unifrance, Reserva Cultural, ETC Filmes, Palavra!, Omelete, UOL, Ingresso.com e Bravo!. O pôster do festival destaca o Reserva Cultural Niterói, projetado por Oscar Niemeyer.

A programação completa do 1º Festival de Cinema Europeu Imovision, com as cidades, salas e horários de exibição, será divulgada em breve. Sessões especiais com a presença de realizadores também estão previstas, com os nomes da delegação a serem anunciados.

A programação inclui:

  • "A Luz" (Das Licht) – Tom Tykwer (Alemanha): Uma imigrante síria enigmática começa a trabalhar na casa dos Engels e altera a dinâmica familiar.
  • "A Arte do Caos" (Verbrannte Erde) – Thomas Arslan (Alemanha): Após 12 anos, o criminoso Trojan retorna a Berlim para roubar um quadro de Caspar David Friedrich, mas o assalto se complica.
  • "Síndrome da Apatia" (Quiet Life) – Alexandros Avranas (Grécia): Uma família tem o pedido de asilo negado na Suécia e a filha desenvolve uma condição de apatia.
  • "Emmanuelle" – Audrey Diwan (França): Durante uma viagem de negócios a Hong Kong, Emmanuelle explora sua sexualidade com um homem enigmático.
  • "Monsieur Aznavour" – Mehdi Idir e Grand Corps Malade (França): A trajetória de Charles Aznavour, de refugiado a ícone mundial da música.
  • "Brincando com Fogo" (The Quiet Son) – Delphine Coulin e Muriel Coulin (França): Um pai enfrenta a radicalização do filho em grupos extremistas, levando a um confronto trágico.
  • "O Último Moicano" (Le Mohican) – Frédéric Farrucci (França): Na Córsega, um pastor se torna alvo da máfia e foge após um ato de legítima defesa, transformando-se em lenda.
  • "Entre Nós, O Amor" (Somewhere In Love) – Morgan Simon (França): Uma mulher de 52 anos lida com problemas financeiros e familiares, mantendo a esperança de uma mudança.
  • "Ópera! – Canção para um Eclipse" (The Opera!) – Paolo Gep Cucco e Davide Livermore (Itália): Uma releitura moderna do mito de Orfeu e Eurídice, com figurino de Dolce & Gabbana.
  • "Em Qualquer Lugar, A Qualquer Hora" (Anywhere Anytime) – Milad Tangshir (Itália): Um imigrante senegalês que trabalha como entregador tem sua bicicleta roubada, enfrentando dificuldades.
  • "Misty – A História de Errol Garner" – Georges Gachot (Suíça): A vida e a carreira da lenda do jazz Erroll Garner, reveladas por arquivos inéditos.
  • "Quando a Luz Arrebenta" (When the Light Breaks) – Rúnar Rúnarsson (Islândia): Em luto, uma mulher tenta seguir em frente e vivencia amor, dor e autodescoberta durante o verão islandês.
  • "Dreams" – Dag Johan Haugerud (Noruega): O diário de uma jovem sobre um amor proibido por uma professora é descoberto, impactando a vida de três mulheres.
  • "Você é o Universo" (U Are the Universe) – Pavlo Ostrikov (Ucrânia): Um astronauta ucraniano sobrevivente ao fim da Terra recebe um chamado de uma estação distante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui