Globo avança em licenciamento de marcas para criação de produtos com seus parceiros

Muito além do plano de mídia, um mundo de oportunidades para os consumidores se conectarem com suas marcas favoritas: é assim que o licenciamento de marcas, o colabpara elaboração de produtos exclusivos, vem ganhando espaço e ajudando empresas como a Globo a criarem novas pontes de contato com o público.

Há anos construindo grandes cases junto aos parceiros, o licenciamento de marcas da Globo segue em expansão. Só no "Big Brother Brasil 21" foram fechadas parcerias com seis marcas: Above, ARTEX (foto), Gocase, Kapazi, Signora e Uatt, que aproveitaram o sucesso dos 100 dias de programa para levar os produtos oficiais da casa para dentro dos lares brasileiros. São itens como almofadas, capachos, jogo de cama, roupão do Líder, as malas e até a linha exclusiva de desodorantes a que o elenco tem acesso. Aproveitando essa gama completa de produtos licenciados na atração, quem também embarcou nessa ideia foi a Americanas – uma das patrocinadoras da edição que disponibilizou os itens oficiais diretamente no seu e-commerce, com a criação de uma loja especial do BBB dentro do portal. 

Outra iniciativa importante do ano envolveu o Canal OFF que lançou seu primeiro colabexclusivo com a Linus, marca de sandálias 100% sustentável. 

"A Globo tem um papel muito vivo na construção de histórias. A força do nosso conteúdo informa, entretém e alimenta conversas multiplataformas, ao mesmo tempo em que inspira o público. Essa inspiração surge não só das narrativas, mas também dos cenários, dos figurinos, de tudo aquilo que compõe o que vai para as telas. E justamente por isso a criação de produtos exclusivos que resvalem nesse desejo de quem nos acompanha é tão valiosa. É uma janela para que as marcas se aproximem ainda mais dos consumidores, e se diferenciem no mercado entregando uma experiência única que engaja e promove uma sensação de pertencimento. Tudo isso, com a possibilidade de alcançar excelentes margens de rentabilidade para quem aposta no modelo", explica Sabrina Freitas, Gerente de Licenciamento de Marcas Globo.    

Até 2020, a Globo somou mais de 100 milhões de produtos vendidos, nas mais de 100 parcerias de licenciamento que firmou. Neste ano, só o "BBB21" já ultrapassou a marca de 2 milhões de produtos vendidos em mais 1000 pontos de venda, além dos e-commerces dos parceiros.

"Participar do 'BBB21' foi uma experiência muito rica para a ARTEX. O programa nos permitiu desenvolver produtos bárbaros que viraram must haves, nos deu oportunidade de conversar com um novo público, além de oferecer um diálogo ainda mais próximo com os fãs da marca e engajar a nossa base com pautas super atuais. Foi ótimo também para entender a percepção do público em relação aos produtos, sejam novos consumidores ou antigos. Nossos clientes responderam muito positivamente à parceria", explica Daniela Ferreira, Gerente de Marketing Artex. 

O pipeline de projetos de 2021 inclui empresas como a marca de bolsas sustentável HolyFancy e bike elétrica Lev, ambos também em parceria com o Canal OFF. Ao mesmo tempo, há a expectativa de outras propostas para o conteúdo de novelas e realities da casa, além de iniciativas como "Criança Esperança" e demais programas da grade seja da TV aberta, canais por assinatura, como o GNT, ou streaming.   

Histórico 

A trajetória de expansão das marcas da Globo é marcante. Uma atuação que ganhou corpo e se expandiu para outras plataformas e janelas da Globo, principalmente com o projeto Uma Só Globo, que unificou TV aberta, canais por assinatura, Globoplay e as suas propriedades digitais (G1, GE, Gshow e globo.com). 

Nos últimos anos, destaca-se o olhar aprofundado para o universo do Gloob, com muitas parcerias concretizadas, e o ano de 2019, em que a equipe firmou importante acordo com a Ubisoft Brasil, uma das maiores desenvolvedoras e publicadoras de games do mundo, para representar a marca no quesito licenciamento. Nesse território, são diversos caminhos à disposição para quem deseja impactar os fãs de Rainbow Six Siege, Assassin´s Creed, Watch Dogs e Just Dance.  

Em 2020, outras novidades também saíram do papel. O GNT lançou seu primeiro produto licenciado dentro desse modelo através de um colab com a Leroy Merlin. Junto à Gabriella Revestimentos Cerâmicos, a parceria trouxe ao mercado duas linhas exclusivas de revestimentos para paredes, com diversas estampas inspiradas na linguagem da marca GNT, vendidas em 42 lojas físicas e no e-commerce da Leroy. 

O Boticário, por sua vez, se associou ao Gloob, canal infantil da Globo, e levou para as suas lojas, no frasco de perfume, todo o sucesso da franquia "Miraculous – As Aventuras de Ladybug". Com o maior lançamento infantil da história da marca, só o ciclo do Dia das Crianças alcançou o patamar de sete itens vendidos por minuto. Outras companhias ainda fizeram licenciamento com o canal, como Hering (com uma coleção exclusiva e inspirada no "Detitives do Prédio Azul") e a marca de alimentos Renata (lançando uma nova linha de biscoitos recheados com as personagens de "Miraculous – As Aventuras de Ladybug").   

Os produtos da animação estão no mercado desde 2016 e, apesar do pouco tempo, já representam mais de 100 milhões de unidades vendidas, resultado que traduz a força da marca e o trabalho de branding realizado no Brasil. A boneca da personagem Ladybug, produzida pela Novabrink, por exemplo, conquistou o prêmio de "Brinquedo Nacional do Ano"- promovido pela Revista Espaço Brinquedo – por dois anos consecutivos, destacando-se entre os principais produtos no portfólio da franquia. 

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