A TIM anunciou nesta terça, dia 4, o lançamento do seu primeiro plano pós-pago familiar. O TM Black Família tem como principal atrativo o fato de já incluir assinaturas dos serviços Netflix, Deezer (streaming de música) e TIM Banca Virtual (com assinatura de mais de 100 títulos, incluindo Época, Veja e IstoÉ) como parte da oferta, além de 7 dias de acesso WhatsApp gratuito no exterior. Os planos vão de R$ 270 para dois dependentes e 60 GB (nesse caso o Netflix não está incluído) a R$ 499 para cinco dependentes e 180 GB de franquia. Em todos os casos, o uso do Netflix pela rede móvel consome a franquia do plano.
Segundo Pietro Labriola, CEO da TIM, a estratégia da operadora é capturar o cliente de maior renda, seja na migração do plano controle para o plano família, seja trazendo clientes de outras operadoras. Outro diferencial do plano é o atendimento humano por meio de uma central de atendimento exclusiva e aplicativo para gestão digital do plano. Para o lançamento também foi negociada uma oferta com a Apple pelo iPhone XR por R$ 2,68 mil para os clientes do TIM Black Família. Outro benefício é que a franquia não consumida é jogada para o mês seguinte e consumida antes da franquia normal, de modo que o cliente sempre pode passar seu saldo remanescente para o mês seguinte.
Segundo Renato Ciuchini, head de marketing da TIM, a escolha do Netflix como primeiro parceiro da TIM na área de conteúdo foi tomada através de pesquisas, que mostraram qual seria o conteúdo de maior valor. Mas ele explica que o conceito da operadora é de ser um hub de conteúdos e que no futuro outros provedores poderão ser incluídos no pacote ou vendidos de maneira avulsa. Por enquanto, diz Ciuchini, o plano vem apenas com Netflix como provedor de conteúdos de vídeo. Para os clientes do TIM Família que eventualmente já tenham a assinatura do serviço, a migração é automática. Uma vez que o cliente coloque a senha do Netflix, ele passa a ter o benefício do TIM Família. Caso seja assinante de algum pacote superior do Netflix (por exemplo, nos pacotes com mais dispositivos ou com conteúdo 4K), o benefício vem na forma de desconto.
A TIM, a exemplo do que fazem outras operadoras, está oferecendo os benefícios de conteúdo na forma de Serviços de Valor Adicionado (SVA), ou seja, com tributação por fora do serviço de telecom. Segundo Mário Girasole, vice-presidente responsável pelas questões regulatórias e institucionais, o fato de haver alguns estados se movimentando para criar legislações que impeçam a inclusão de SVAs nos planos não preocupa. Segundo ele, o Supremo já se manifestou contra (a lei de Santa Catarina que impedia a cobrança dos SVA por fora do serviço de telecom), cautelarmente, e a TIM entende que a oferta é um benefício para o cliente. "Mas é óbvio que somos cumpridores da lei, então se houver alguma legislação específica que nos impeça, vamos obedecer, mesmo que isso signifique não oferecer o serviço naquele Estado".
Desenvolvimento longo
A TIM levou um ano desenvolvendo seu plano familiar. Segundo Renato Ciuchini, a operadora buscou fazer uma oferta que fosse mais inovadora em relação aos concorrentes, "e que apontasse para o futuro do que devem ser os planos família". Isso inclui a forte oferta de conteúdos complementares. Em breve, diz ele, deve ser anunciado um pacote de benefícios para os clientes do serviço de banda larga por fibra da TIM.
Pietro Labriola não esconde que o objetivo da TIM seja brigar pelo segundo lugar no segmento pós-pago com a Claro. "A Vivo está na frente com seus méritos, e não vamos dizer que chegaremos ao mesmo patamar. Mas podemos brigar pelo segundo lugar". A operadora espera crescer em receita de 3% a 5% este ano, parte em função do aumento da base do TIM Black Família.