A Ancine, em colaboração com a Controladoria-Geral da União (CGU), anunciou uma nova fase de avanços institucionais, visando o aprimoramento da integridade, transparência e boa governança. Duas iniciativas foram lançadas no dia 29 de maio, durante o Rio2C, no Rio de Janeiro: a divulgação do projeto Malha Fina Ancine e a adesão da agência como apoiadora do Programa Pacto Brasil pela Integridade Empresarial.
Os anúncios ocorreram no painel "Segurança e Confiabilidade como Elementos Essenciais para Atração de Investimentos para a Indústria Audiovisual", promovido pela Distribuidora de Filmes S/A (RioFilme). Participaram do painel Alex Braga, diretor-presidente da Ancine; José Paulo Barbiere, auditor chefe da Ancine; Marcelo Pontes Vianna, secretário de Integridade Privada da CGU; e Leonardo Edde, diretor-presidente da RioFilme. A RioFilme, empresa pública municipal parceira da Ancine e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) em investimentos no setor audiovisual do Rio de Janeiro, também formalizou sua adesão como participante do Pacto Brasil.
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) já participa do Pacto Brasil e, neste ano, lançou o Edital Seleção TV Brasil, para investimentos em parceria com a Ancine e o FSA. Ancine, RioFilme e EBC estimulam conjuntamente que agentes econômicos do setor audiovisual adotem boas práticas de integridade, transparência e prestação de contas. Estas ações conjuntas têm impacto na confiança institucional, na eficiência regulatória e na atração de investimentos sustentáveis.
O projeto Malha Fina Ancine, desenvolvido com apoio técnico da CGU, utiliza automação e inteligência artificial para o cruzamento de dados na análise e fiscalização de prestações de contas no setor audiovisual. Na primeira etapa, foram analisadas, homologadas e arquivadas 3.627 prestações de contas, reduzindo o passivo de processos de 5.358 para 1.731. A economia estimada em custos operacionais foi de R$ 665 milhões, com uma redução no tempo projetado de análise equivalente a 24 anos de trabalho.
Na segunda etapa, foram analisados os 1.731 processos remanescentes, com identificação de prescrição em 760 processos, conforme parâmetros do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Advocacia-Geral da União (AGU). Com isso, o passivo atual foi reduzido para 971 processos em análise regular. A economia estimada em custos operacionais foi ampliada para R$ 803 milhões, e a redução no tempo projetado de análise alcançou o equivalente a 29 anos de trabalho. Os avanços são apresentados ao público em um painel interativo.
Após a apresentação do Malha Fina, a Ancine formalizou sua adesão como apoiadora institucional do Programa Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, uma iniciativa da CGU para promover a ética e a transparência nas relações entre setor público e privado. RioFilme e EBC são participantes do Pacto Brasil. A parceria entre Ancine e CGU, e as participações da RioFilme e EBC, buscam gerar resultados no uso eficiente dos recursos públicos, na valorização da cultura e na promoção de emprego, renda e inclusão através do audiovisual.