Estão abertas as inscrições para a 3ª edição da Mostra Inclusiva LAIS

"Aonde Vão os Pés" (Foto: Elenize Dezgeniski)

A 3ª edição da Mostra Inclusiva LAIS – festival que integra cinema e inclusão social por meio da promoção de curtas-metragens – já tem data marcada: será nos dias 29 e 30 de novembro, no Cine Santa Tereza. Filmes produzidos por diretores brasileiros de todos os gêneros, sendo que 70% da programação é dedicada a diretoras mulheres, serão exibidos durante a mostra, que visa garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência visual e auditiva às sessões e, ainda, destacar a presença feminina no audiovisual. Criada pela produtora OPALMAS e coordenada pelo roteirista, dramaturgo, cineasta e realizador Shelmer Gvar, o festival também irá premiar os melhores curtas-metragens.

Os filmes exibidos na Mostra Inclusiva LAIS serão selecionados em edital aberto e os interessados em participar da edição de 2025 têm até o dia 20 de junho para apresentarem os seus trabalhos. Podem concorrer curtas-metragens de diretoras e diretores brasileiros de qualquer temática, finalizados a partir de 2022, com duração máxima de 26 minutos. As inscrições são feitas no site, onde também consta o regulamento completo. O anúncio das produções selecionadas para o festival será feito no dia 5 de agosto, pelo site e por e-mail. O projeto é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Os curtas exibidos na Mostra participarão de uma votação pública, durante as sessões presenciais, que estão previstas para acontecer nos dias 29 e 30 de novembro, no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte. O filme mais votado receberá o "Troféu LAIS" acompanhado pelo prêmio de três mil reais e uma cópia em formato H264, contendo LIBRAS, audiodescrição e legendas descritivas. O segundo e terceiro filmes mais votados também receberão como prêmio uma cópia em formato H264, contendo LIBRAS, audiodescrição e legendas descritivas. 

A curadoria da Mostra Inclusiva LAIS é realizada pela Bárbara Sturm, referência no mercado de comercialização de filmes dentro e fora do país. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui