O Lifetime homenageia a arqueóloga brasileira Niéde Guidon, falecida nesta quarta-feira, dia 4 de junho, aos 92 anos, com a reapresentação do episódio da série "M.E.N.T.E.S. – Heróis da Ciência e Tecnologia", apresentada por Felipe Solari. A entrevista com a arqueóloga terá duas exibições: quarta, 4, e sexta, 6, em ambas as datas às 18h25.
Reconhecida por seu trabalho na Serra da Capivara, no Piauí, Niéde Guidon, formada em História Natural pela USP – Universidade de São Paulo e doutora pela Universidade de Paris, revolucionou as pesquisas sobre a ocupação humana nas Américas, colocando o Brasil como protagonista nas discussões sobre a pré-história do continente.
Suas pesquisas apontaram vestígios da presença humana no Piauí há mais 50 mil anos, na Serra do Capivara, na década de 70. Até então, a teoria mais recente afirmava que o homem chegou ao continente americano há cerca de 13 mil anos, na época em que o estreito de Bering estava congelado, possibilitando a passagem entre a Sibéria e o Alasca.
Niéde Guidon liderou escavações que mudaram o entendimento sobre o povoamento humano no continente americano ao explorar pinturas rupestres na região, transformando a região da Serra da Capivara de São Raimundo Nonato em um dos mais relevantes sítios arqueológicos do mundo. O Parque Nacional Serra da Capivara foi incluído em 1991 na lista de Patrimônio da Humanidade da Unesco.
Em "M.E.N.T.E.S. – Heróis da Ciência e Tecnologia", com auxílio da inteligência artificial BABI (interpretada pela atriz Tatiana Thomé), Felipe Solari se conecta com as mentes mais brilhantes do mundo da ciência e tecnologia da atualidade. Juntos, embarcam em uma jornada para explorar as biografias de pessoas de diversas áreas do conhecimento, cujas realizações as fazem parecer super-heróis. Na produção, essas personalidades também são representadas em desenhos animados que evocam as clássicas histórias em quadrinhos do gênero. Por meio de imagens de arquivo e depoimentos exclusivos, a dupla desvenda o que torna brilhantes as grandes mentes do nosso tempo.
O programa estreou originalmente no canal History, em outubro de 2024 e, no último mês, passou a ser exibido pelo Lifetime.
Nota de pesar
Nesta quarta, 4, o Ministério da Cultura divulgou uma nota de pesar sobre o falecimento de Guidon. Confira:
"É com grande pesar que o Ministério da Cultura (MinC) recebe a notícia da morte da arqueóloga Niède Guidon na madrugada desta quarta-feira (4). Líder das escavações no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, no Piauí, é responsável por descobertas que mudaram a compreensão sobre a presença humana nas Américas. Aos 92 anos, Niède se mostrou uma incansável estudiosa. Pesquisadora, foi professora universitária e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, grande oficial da Ordem Nacional do Mérito Científico. Também foi a fundadora do Museu do Homem Americano. Carrega consigo o mérito de ter transformado a Serra da Capivara em um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo. O Ministério da Cultura vê em Niède uma de suas maiores aliadas, fruto do seu trabalho pela preservação do patrimônio cultural e natural do Brasil. Importante legado que seguirá vivo".