Aprovado PL que estende Cartão Família Carioca para trabalhadores do audiovisual do Rio

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou por unanimidade nesta terça-feira, 4, o PL 1826/2020, que estende o benefício do Cartão Família Carioca aos profissionais do setor de audiovisual que exerçam suas atividades de forma autônoma. O projeto também incluiu os profissionais que trabalham como Pessoas Jurídicas como aptos a receber o auxílio. O texto agora segue para sanção do prefeito Marcelo Crivella.

O PL 1826/2020 é do vereador Reimont (PT-RJ), junto com outros que assinaram coautoria, e é uma alteração do PL 1764/2020, também do vereador petista, que estabelecia o pagamento de uma renda mínima emergencial aos trabalhadores do setor audiovisual. O setor entrou em crise em decorrência da pandemia ocasionada pelo coronavírus (covid-19). Na sessão virtual da Câmara que aconteceu nesta terça-feira, 4, foram 36 votos a favor e apenas 2 contrários, vereadores Carlos Bolsonaro e Leandro Lyra.

Segundo Janaína Brasil, produtora executiva e de conteúdo audiovisual e diretora de projetos da Frente Nacional pela Valorização das TVs do Campo Público (Frenavatec), "houve uma grande pressão do setor audiovisual, sendo realizado um abaixo-assinado com mais de 4 mil assinaturas e um esforço de associações como a FilmaRio, APACI e API, que realizaram ações para demonstrar a importância dessa lei para os trabalhadores".

Brasil diz que vários vereadores assinaram como coautores dessa nova proposta porque reconheceram que muitos trabalhadores do audiovisual estavam sobrevivendo de vaquinhas e cestas básicas distribuídas por associações de classe e que o audiovisual é um setor muito importante para a cidade do Rio de Janeiro. "O auxílio também vem para que esses trabalhadores, altamente especializados, não migrem para outros setores ou outras cidades (o que dificultaria a retomada no pós-pandemia)", completa.

1 COMENTÁRIO

  1. Será bem vindo no momento tão difícil que estamos passando no momento.
    Amo que eu faço cinema arte brasileira.
    Grato.
    Anderson Azevedo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui