Diretoras da Conspiração comemoram indicações ao Emmy e boa fase da produtora

Das nove indicações que o Brasil recebeu no International Emmy Awards 2019, três delas estão diretamente relacionadas à Conspiração Filmes. A série "Magnífica 70", produção da Conspira para a HBO, concorre na categoria Programa de Língua Estrangeira nos Estados Unidos; a série "Sob Pressão", para a Globo, rendeu à Marjorie Estiano a indicação de Melhor Performance de Atriz; e a terceira temporada de "Um Contra Todos", para a Fox, disputa a categoria Drama – a série é, inclusive, a brasileira com o maior número de indicações ao Emmy Internacional. No último ano, o protagonista Julio Andrade concorreu ao prêmio pela segunda vez. 

"Pensando em um processo de evolução, esse Emmy é muito especial. O número de indicações brasileiras revela a consagração das nossas produções lá fora. A vitória é do mercado como um todo. Todo produtor de conteúdo busca duas coisas: alcance em audiência, gerando repercussão entre o público, e esse reconhecimento de qualidade por parte dos festivais e prêmios. Então ficamos especialmente felizes com as indicações este ano.", declara, em entrevista exclusiva, Clarisse Goulart, diretora de business affairs e desenvolvimento de projetos da Conspiração. Mariana Vianna, diretora executiva de entretenimento, completa: "As indicações nos provam que estamos cada vez mais com produtos competitivos internacionalmente. É um reflexo da qualidade do conteúdo brasileiro. Todas as produções indicadas são recorde de audiência e bastante populares. E cada uma traz, de uma maneira diferente, a brasilidade, com traços fortes do nosso país.". 

Ainda analisando os conteúdos indicados ao Emmy, Mariana analisa: "A história de 'Um Contra Todos' é muito real, é algo que poderia acontecer com qualquer um, de alguma forma. Isso faz com que o público torça pelos personagens e queira acompanhar a trama. Entra os pontos altos dela, estão ainda a atuação do Julio Andrade, indicado duas vezes nesse prêmio, e a direção do Breno Silveira e Dani Lieff, que fazem uma série para TV com qualidade de cinema. No próximo ano já iremos lançar a nova temporada.". Breno Silveira, um dos diretores da produção, também em entrevista exclusiva a este noticiário, analisa: "O formato das séries se consolidou no país conquistando uma enorme audiência. Somos um dos maiores mercados para a Netflix e outros players estão chegando com tudo. É importante que as séries brasileiras façam sucesso e que as plataformas de streaming tenham conteúdo nacional, até para não ficarmos novamente reféns de conteúdo estrangeiro.". 

No que diz respeito à "Sob Pressão", Clarisse conta que a ideia da trama surgiu dentro da Conspira, de um desejo interno de fazer uma série médica brasileira. A produtora, na época, levou o material para a Globo, que combinou de testá-lo em formato de telefilme. "Ali, identificamos a potência que essa história tinha. Não só em relação à dramaturgia, mas também do ponto de vista social, nessa temática da saúde pública no Brasil. É uma trama que enobrece esses profissionais, que são verdadeiros heróis. A história se passa no Rio de Janeiro mas com certeza reflete a realidade de diversos estados do nosso país.", lembra a diretora de business. "Percebemos logo na primeira temporada esse valor social. Ao final dos episódios, por exemplo, fizemos uma campanha a favor da doação de sangue. Vimos em 'Sob Pressão' uma oportunidade gigante de conversar diretamente com a população brasileira.", pontua. Com a série, a indicação veio especificamente para Marjorie Estiano, atriz que interpreta a protagonista Carolina. "A atuação dela nos comove. A entrega dela, desde a primeira temporada, é de uma visceralidade emocionante. A Marjorie tem um nível de concentração muito alto e estuda e se prepara muito para viver o personagem. A indicação é absolutamente merecida.", elogia. Mariana cita ainda que, após a terceira temporada, a Globo havia decidido não seguir com o projeto, mas graças aos pedidos do público e uma comoção dos espectadores especialmente nas redes sociais, a decisão foi revista. "Em breve vamos começar a produzir a quarta e já a quinta temporada também. O prêmio vem para nos mostrar mais uma vez como o produto é relevante.", completa a diretora executiva. 

Já "Magnífica 70", produção da Conspira para a HBO, destaca-se pela qualidade estética e direção de arte, segundo a equipe. "A história é muito brasileira e muito nossa, e traz temas relevantes, como ditadura e censura. E, apesar de ser de época, é super atual ao mesmo tempo.", analisa Mariana, que comenta ainda o trabalho do diretor, Claudio Torres: "Ele tem esse DNA na direção de arte, então todas as séries dele trazem esse cuidado estético. Há uma minuciosidade no figurino e na fotografia, por exemplo, sem deixar que isso tire a força da história em si. Para nós, essa indicação tem a ver com essa associação: uma história tradicionalmente brasileira com uma estética que se diferencia.". 

No trimestre final de 2019, a Conspiração comemora a trajetória de sucesso trilhada ao longo do ano: a produtora foi ouro, prata e bronze em Cannes Lions 2019 com #TheEndlessAd, "comercial infinito" para Old Spice; foi recentemente indicada do Prêmio Caboré 2019 na categoria Produção; e, representada pela unidade de Betim, se tornou a primeira produtora brasileira a conquistar um troféu no festival AutoVision, prêmio de comerciais automobilísticos organizado pela Cannes Corporate. A Conspira levou a prata com a websérie "Jeep – Explore Suas Origens".

"Estamos vivendo um momento de amadurecimento não só do conteúdo, mas também dos modelos de negócio. Hoje, estamos com uma produção estratégica no mercado. Enfrentamos desafios de adaptação às novas plataformas e hábitos de consumo do público e acredito que seja uma fase de oportunidades muito especiais. Hoje, podemos dizer que nós produzimos, não importa para qual formato. Podemos prover conteúdo para todos as janelas. Nesse cenário de ecossistema animado, o ciclo de vida dos produtos seguem a tendência da cauda longa apontada lá atrás. Foi um ano muito sólido para nós em termos de realização, que nos mostrou nossa capacidade de continuidade e nosso legado.", conclui Clarisse.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui