A edição de 2022 do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) marca a celebração dos 20 anos do eventocriado por Carla Camurati e Carla Esmeralda em 2003 e que, ao longo de duas décadas, vem acumulando números superlativos, seja pelos mais de 1.800 títulos de 36 países exibidos ou pelo público superior a 2 milhões de espectadores. O FICI terá formato híbrido pela segunda vez consecutiva, com sessões no Estação NET Gávea, no Rio de Janeiro, no dia 12 de novembro, e exibições com acesso gratuito na plataforma online do festival, o FICI Online, de 19 a 27 do mesmo mês.
A grande novidade desta edição comemorativa será a programação 100% brasileira, com o tema "Viva o Cinema Brasileiro feito para crianças!". O festival está com inscrições abertas para o Prêmio Brasil de Cinema Infantil, programa competitivo do FICI, até 7 de outubro pelo site do festival. Serão aceitos filmes de curta e longa-metragens, programas de série infanto-juvenis para TV ou Web. Em 16 de novembro, serão divulgados os filmes selecionados para a mostra FICI Online, e no dia 30, anunciados os vencedores do Prêmio.
As produções selecionadas serão exibidas nas sessões Histórias Animadas, Histórias Curtas e Mostra Teen. O grande vencedor será eleito pelo júri especial – de jovens adultos que quando crianças participaram das edições anteriores do FICI –, e, assim como nas edições anteriores, o público poderá escolher seus filmes preferidos na categoria Voto Popular.
O Fórum Pensar a Infância, que há mais de uma década promove discussões e reflexões sobre a importância do audiovisual para as crianças, abre a programação do FICI, entre os dias 8 e 10 de novembro, com encontros e conversas online com produtores, realizadores, atores e diretores dos mais recentes lançamentos do cinema brasileiro infanto-juvenil.
A programação completa, assim como a agenda do Fórum serão divulgadas em breve. O 20º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) tem apoio da RioFilme, órgão integrado à Secretaria de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio, e Telecine, produzido e realizado por Esmeralda Produções e Copacabana Filmes e Produções.