Estão abertas as inscrições para as oficinas da Mostra Geração do Festival do Rio no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). São duas: "E Assim Começou o Cinema", que conta a história do cinema por meio de objetos, voltada para todas as idades, inclusive crianças, e a oficina "Desafio", direcionada a adolescentes criativos, na qual os alunos serão capazes de produzir um curta-metragem ao final da jornada de dois dias.
"E Assim Começou o Cinema"
A oficina será promovida entre os dias 6 e 16 de outubro, das 11h às 17h, na sala de cursos do CCJF. O público-alvo são crianças e demais interessados.
Alguns aparelhos óticos que antecederam e colaboraram para a invenção do cinema poderão ser vistos e manuseados nesta oficina lúdica interativa. A primeira invenção apresentada é a câmera escura, ancestral da câmera fotográfica e foi muito usada por pintores como Leonardo Da Vinci, Johanes Vermeer e outros.
Durante oficinas presenciais (com horários previamente definidos) monitores apresentarão aos visitantes dispositivos como o taumatrópio, o fenaquistoscópio e o zootrópio. Além de entender os mecanismos óticos envolvidos nesses inventos, todos poderão usá-los, e criar seus próprios "brinquedos". Agendamentos para grupos podem ser feitos pelo e-mail educativo.ccjf@trf2.jus.br.
"Desafio"
Esta oficina acontece nos dias 13 e 14 de outubro, das 10h às 16h30 no primeiro dia e das 10h às 17h30 no segundo dia, com ambos os encontros no Cinema do CCJF. Entre os pré-requisitos, estão disponibilidade para estar presente nos dois dias, noções de edição de vídeo e idade entre 13 e 20 anos. Haverá uma comissão de seleção, pois serão apenas 30 vagas. Informações e inscrições pelo e-mail 2022mostrageracao@gmail.com. Na oficina, os participantes irão aprender a realizar seus próprios curtas-metragens.
A instrutora das oficinas é Bete Bullara – jornalista, fotógrafa e formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Trabalha com Cinema e Educação desde 1975 e participa de cursos para crianças e adolescentes, treinamento de professores, criação de materiais didáticos, roteiros, publicações, mesas redondas, palestras, curadoria de festivais e consultorias.