Nesta quinta-feira, 3 de outubro, o Ministério da Cultura (MinC) assinou um Memorando de Entendimento entre Brasil e França, reafirmando o compromisso de estreitar a cooperação entre os dois países no campo cinematográfico e audiovisual. O ato ocorreu durante o Rio Market, espaço de mercado do Festival do Rio.
"Esse é um grande momento, pois estamos abrindo muitas portas importantes para o audiovisual brasileiro, em um cenário internacional com diversas demandas positivas para o Brasil. O que estamos fazendo no audiovisual não tem precedentes na história do cinema brasileiro. O investimento que estamos aplicando, as oportunidades que estamos criando visam ampliar ainda mais o alcance do setor em todo o país. É um exercício de trazer novas ideias, fortalecer e buscar mais criadores, mais profissionais, porque há uma esperança maior agora", destacou a ministra Margareth Menezes.
A ministra também mencionou a importância da parceria com a França, afirmando que o cinema brasileiro chegar ao mercado francês com mais potência e acolhimento é fundamental. Menezes ainda reiterou o compromisso com o fortalecimento do setor cultural como um todo, não apenas no audiovisual, mas em áreas como música e teatro, destacando o impacto da Lei Aldir Blanc, que investirá R$ 15 bilhões na cultura até 2025.
O acordo, fruto de um longo diálogo entre a Secretaria do Audiovisual (SAV) e o Centre National du Cinéma et de L'image Animée (CNC), representa um marco para o fortalecimento de ações conjuntas que visam a promoção da cultura em ambos os territórios. As iniciativas conjuntas, entre SAV e CNC, contemplam atividades prioritárias nos seguintes campos: formação, capacitação e intercâmbios profissionais; promoção de obras cinematográficas audiovisuais brasileiras e francesas em ambos territórios, desenvolvimento de coproduções entre ambos países; e preservação e memória audiovisual. Além disso, prevê a organização de reuniões regulares para assegurar o cumprimento do Protocolo e garantir que os resultados de sua aplicação sejam igualmente favoráveis aos países envolvidos.
Parceria internacional
Durante a Cúpula do G20, realizada em Nova Delhi, em setembro de 2023, os presidentes do Brasil e da França manifestaram o desejo de revigorar a histórica parceria cultural entre os países, culminando na reedição de projetos conjuntos a partir de 2025. Essa parceria incluirá a promoção de artistas e representantes culturais brasileiros na França, bem como a vinda de expoentes do cenário artístico francês para o Brasil.
O primeiro Acordo de Coprodução entre as duas nações foi firmado ainda em 1969, sendo consolidado através da produção de diversas produções audiovisuais binacionais desde então. Segundo dados da Ancine, entre 2005 e 2023, foram lançados no Brasil 47 filmes com a participação simultânea do Brasil e da França em sua produção.
Joelma Gonzaga, secretária do audiovisual, explicou que o acordo, inicialmente pensado para tratar de um intercâmbio de formação, evoluiu durante o último ano para abranger toda a cadeia do audiovisual, incluindo preservação, formação e difusão. "A Secretaria do Audiovisual tem um grupo de trabalho internacional que atua em conjunto com outros órgãos, como Itamaraty, Apex e Embratur, sempre pensando em ações voltadas para o cenário internacional".
somos do cavalo marinho da paraiba gravadora tradison portugal chegamos de uma turnee em portugal the journey of souds apresentacao em Lisboa, caparica, foz de arelho e Santo / Amaro / oeiras. alem de intervencoes em Alfama e belem. nosso lancamento foi na expo 98 no R J sala funarte.