O Festival Mimo de Cinema, que tem entrada gratuita, acontecerá pela primeira vez em São Paulo, entre os dias 22 e 24 de novembro, e pela quarta vez no Rio de Janeiro, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. Dirigido pela cineasta Rejane Zilles, o evento já exibiu desde a sua primeira edição, em 2004, mais de 340 filmes que têm música como tema central.
Para a edição deste ano, foram selecionadas 26 produções inéditas no circuito comercial, nos formatos de curta, média e longa-metragem. Serão exibidos longas como "O astronauta Tupi", filme de Pedro Bronz que percorre a carreira do artista Pedro Luis; "O Avião Tá de Parabéns", onde Egberto Gismonti e João do Pife se encontram para uma conversa e cantam juntos; "Sambalanço – A Bossa que Dança", com registros inéditos de boates em Copacabana e bailes no subúrbio nos anos 60; e "A História de um Silva", que conta a trajetória do MC Bob Rum.
Na programação, destacam-se ainda para os premiados "O Barato de Iacanga", sobre o lendário Festival de Águas Claras, e "Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos", que passeia pelo universo do cantor e compositor. O Festival recebe também o média-metragem "Ilú Obá De Min – Akotirenes Yibi Das Mulheres Quilombolas", sobre a luta das mulheres quilombolas, e o curtas "Na rota do vento – A Música no Cinema de Sérgio Ricardo", sobre o cineasta e músico Sergio Ricardo e seu processo criativo; "Viva Alfredinho!", com a trajetória do histórico bar Bip-Bip; e "Ele era assim: Ary Barroso", que conta a história de um dos maiores compositores brasileiros por meio de arquivos de áudio narrados pelo próprio artista.
As projeções dos filmes do Festival Mimo de Cinema acontecem simultaneamente à programação de shows e concertos do evento. A programação completa e as informações sobre a distribuição de senhas para as sessões estão no site do Festival.