Menos 30 Fest, festival de educação empreendedora e inovação da Globo, será realizado em novembro

A 9° edição do Menos30 Fest, festival de educação empreendedora e inovação da Globo, acontece nos dias 9, 10 e 11 de novembro e oferece uma ampla oportunidade de cursos, palestras, oficinas e batalhas de pitches que exploram os novos comportamentos, cenários e trajetos que compõem os negócios do futuro. 

Patrocinado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o festival ocorre em formato virtual para todo o Brasil, com transmissão ao vivo pelo YouTube do G1 e pelo portal G1 Empreendedorismo. O Menos 30 Fest 2021 tem como conceito "Recalculando a Rota", um convite para um novo olhar no processo de construção de trajetórias mais diversas e acessíveis através de mecanismos inovadores. Com conteúdos gratuitos, o evento proporciona um ambiente de conexão entre a juventude que deseja descobrir talentos, estruturar ideias e explorar novas habilidades que alavanquem seus negócios. 

Programação e convidados 

A 9° edição do evento traz nomes conhecidos no cenário da música, da arte, do empreendedorismo e, também, do mundo digital, em conversas sobre as novas formas de empreender, inovação, tecnologia e consumo consciente. 

Já no primeiro dia, a mesa "Grandes Encontros" debate o tema "Ter sucesso & ser feliz: como transformar paixão em profissão", reunindo um time diverso formado pela influenciadora digital Ademara, a gamer Nicole 'Cherrygumms' Merhy e o professor Eduardo Valladares, sob a mediação do jornalista e apresentador André Rizek. Ainda no dia 9, no palco "Falas Afiadas", a jornalista e apresentadora Aline Midlej e a influenciadora digital Pequena Lô discutem um tema importante e necessário nos dias de hoje: "A coragem de ser vulnerável". Elas vão compartilhar suas histórias com o grande público e dividir suas experiências de como enfrentam as adversidades diárias, assumem novos riscos e encaram desafios.

No segundo dia, o assunto "Para sobreviver no futuro, quanto mais humano melhor!", traz ao palco do "Grandes Encontros" o músico e empresário Evandro Fióti, a cantora e compositora Raquel Virgínia e a diretora de Criação da Globo Samantha Almeida, com mediação da apresentadora Titi Muller. A mesa "Falas Afiadas" vai desvendar os altos e baixos por trás do sucesso em um descontraído bate-papo entre o publicitário e empreendedor Felipe Silva e a empresária e influenciadora digital Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa.

Para encerrar o evento, o tema "Novos humanos? Como vivem, o que consomem, para onde vão?" será discutido no palco "Grandes Encontros" pela atriz Ana Hikari, pelo empreendedor Murilo Duarte, pelo produtor cultural Raull Santiago e pela empreendedora Priscila Gama, sob a batuta do jornalista e apresentador Manoel Soares. "As donas do negócio" será o norte para a conversa entre a cantora Preta Gil e a empreendedora social Ítala Herta, na mesa "Falas Afiadas" do dia 11 de novembro. As duas vão contar suas jornadas no empreendedorismo feminino, as delícias e os dissabores de empreender, e a resiliência por trás dos negócios. 

Outras atividades 

Além das conversas, ideias inovadoras para indicar caminhos para transformar a educação empreendedora brasileira também ganham espaço na agenda do festival por meio da "Batalha de Pitch". Durante os três dias de evento, uma competição entre jovens empreendedores vai acontecer com o objetivo de buscar mentoria para acelerarem seus negócios. Com curadoria da aceleradora de impacto Quintessa, o festival oferece R$ 75 mil reais divididos para as três melhores empresas que promoverem inclusão e mudanças na sociedade por meio de suas ideias. No primeiro dia, as empresas Carambola, Prol Educa e Signa disputarão o prêmio de R$ 25 mil sob o tema "Revolução por meio da educação". Para o segundo dia, Afroimpacto, Gastronomia Periférica e Trampay assumem as apresentações que falam sobre "Empregabilidade, diversidade e inclusão". E no dia 11, Água Camelo, Revolusolar e Nina pleiteiam o valor falando sobre "O futuro das Cidades".

A atriz Larissa Manoela vai agitar as redes sociais durante os três dias de evento, trazendo para o mundo digital os destaques dos encontros. E para saber como os empreendedores estão inovando em outros lugares do mundo, a jornalista e empresária Monique Evelle vai trazer pílulas de conteúdos no "Fest pelo Mundo", espaço onde serão apresentadas vivências e exemplos de empreendedores que conseguiram transformar suas paixões em fonte de renda, em cidades da Colômbia e dos Estados Unidos.  

A programação do festival também inclui 12 oficinas, ao vivo, ministradas na parte da manhã por instituições como a ACE Cortex, Rock Content, Gama Academy e co.liga (escola de economia criativa da Fundação Roberto Marinho), entre outras. Também serão ofertados mais de 70 cursos sobre temas como Marketing Digital, Educação Financeira, Criação de conteúdo digital e Planejamento Estratégico, entre outros. 

O Menos 30 Fest é apresentado por Caio Braz e terá transmissão ao vivo pelo YouTube do G1 e pelo portal G1 Empreendedorismo. Toda a programação, a lista de cursos e oficinas, bem como as inscrições para participar, podem ser acompanhadas também através da página do G1

Pesquisa 

Muitas são as definições de empreendedorismo para o público jovem. Destacam-se administrar ou abrir um negócio próprio, retorno financeiro e saber administrar tempo e dinheiro. Os dados são da pesquisa "O perfil atual do jovem brasileiro e sua relação com o empreendedorismo" produzido por Sintonia com a Sociedade e divulgado na Plataforma Gente. A pesquisa mostra ainda que 24% dos jovens entre 16 e 34 anos são empreendedores e 60% têm interesse em começar a ser seu próprio chefe.

O principal motivo para abrir seu negócio é econômico – 40% querem ter independência financeira ou buscar uma forma de complementar a renda (destes, 46% são das classes AB) e 33% buscam uma fonte de renda alternativa (39% são mulheres). Entre os temas que mais geram interesse estão finanças (41%), tecnologia e inovação (39%) e educação (38%). E os homens se destacam nesses três temas. Já o mercado de alimentos ficou no imaginário de 29% dos entrevistados.

O material na íntegra está disponível na Plataforma Gente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui