Longa-metragem boliviano "Los de Abajo", coproduzido pela MyMama Entertainment, estreia em Festival na Argentina

A MyMama Entertainment fortalece sua presença e suporte ao mercado audiovisual latino-americano com a produção do longa-metragem "Los de Abajo", da Bolívia, cuja estreia ocorrerá no 37º Festival Internacional de Cinema de Mar Del Plata, na Argentina, entre os dias 3 e 13 de novembro. 

Com o ator argentino César Bordón no elenco, a obra, que tem direção e roteiro do boliviano Alejando Quiroga, narra a história de Gregorio, um camponês que busca salvar sua lavoura reavendo o acesso de sua propriedade à água, após desvios realizados por um latifundiário vizinho. O filme explora a fragilidade dos povos originários e a simbiose entre o poder econômico, a política e o tecido social, que pode promover o ostracismo daqueles que antagonizam o projeto hegemônico dos detentores do capital.

"É uma honra ter produzido esse filme 100% latino-americano, principalmente em um momento tão delicado como este. Ainda mais por ser uma produção majoritária boliviana, mercado onde tínhamos muito interesse em conhecer e fomentar. O filme também trata de um assunto importante para nós brasileiros, que é o desvio de água onde vivem comunidades ancestrais, como os indígenas, fazendo com que esses povos sejam expulsos do seu lugar. Nosso último lançamento, 'Fogaréu', também aborda esse assunto, que estreou e ganhou prêmio em Berlim e passou por grandes festivais – Mostra de SP, Festival do Rio, Edinburgh, Huelva, Cuba e FICG, entre outros. 'Los de Abajo', é um filme sensível, com lindos planos, que aborda questões que considero essenciais: história, família, resiliência e disputa de poder. É sempre um grande prazer conseguir possibilitar que novos talentos possam ser ouvidos, de todos os lugares, em especial os países que são nossos vizinhos na América Latina", afirma Mayra Faour Auad, CEO da MyMama Entertainment.

"'Los de Abajo' é um drama de faroeste ambientado nos vales localizados no sopé da Cordilheira dos Andes em seu caminho por Tarija, no sul da Bolívia, locais onde uma produção cinematográfica dessa magnitude nunca foi filmada antes. O epicentro da gravação será a cidade de Rosillas, que na estação seca favorece um cenário selvagem com cores próprias de um western. É aqui que fica a fazenda El Saire, de propriedade de meu avô, Santiago Quiroga, onde ainda moram meus tios Juana e Arnildo, que honro com seus nomes no filme, são os únicos camponeses da minha família que inspiraram o roteiro. Não é um filme biográfico, mas é um filme pessoal. É um filme que, entre outras coisas, irá expor questões como a migração do ponto de vista da pessoa que decidiu ficar, da luta pela água, elemento essencial do ser humano, da reivindicação de pessoas com desejo de melhorar e que têm que enfrentar o poder socioeconômico da elite e a corrupção de seus representantes no governo. Tudo isso em um ambiente social rural que caiu em conformidade", explica Alejandro Quiroga, diretor do filme.

"Los de Abajo" é uma coprodução entre a Empatia Cinema, da Bolívia; MyMama Entertainment, do Brasil; Río Azul, da Argentina; e Chirimoya Films da Colômbia.

As exibições no Festival Internacional de Mar Del Plataforma estão marcadas para segunda, dia 7, às 9h e às 19h30, no Teatro Auditorium, e na terça, 8, às 13h30, no Cinema Los Gallegos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui