A Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) anuncia Patrícia Sato como nova gerente executiva do Brazil Games, projeto setorial de exportação realizado em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos). Sato atua em parceria com a Abragames desde 2016 e vinha exercendo um importante papel de produtora de ações internacionais do Brazil Games.
Formada em design de jogos e atuante na indústria de games desde 2014, a nova gerente executiva reitera o grande potencial no setor de jogos no Brasil e enaltece a importância da internacionalização: "O Brasil é um dos países que mais cresce no segmento de desenvolvimento de jogos, seja por iniciativas de 'external development' ou por projetos autorais realizados dentro do próprio país. Nos últimos anos, o mundo passou a olhar para nós com mais interesse e vamos aproveitar esse momento para gerar ainda mais negócios para os estúdios nacionais", afirma. "Hoje, graças aos mapeamentos da indústria realizados pela Abragames, sabemos que há mais de mil estúdios em todo o Brasil e que, entre 2020 e 2022, foram desenvolvidos cerca de 2.600 jogos em território nacional".
Ela adianta ainda que os objetivos dos próximos anos estão pautados pelo crescimento da base da indústria brasileira, com ações voltadas à capacitação focada em pequenas empresas das regiões Norte e Nordeste. "A grande maioria destes estúdios ainda é de pequeno porte e enfrenta diversos obstáculos para ganhar relevância, concluir seus projetos e, em alguns casos, até se manter no mercado. A internacionalização precisa ser vista como prioridade, até porque estamos falando de profissionais e empresas muito talentosos, empreendendo em um setor onde já se nasce com olhos para o cenário global. Esperamos ajudar a guiar e impulsionar esses desenvolvedores durante a próxima fase do Projeto Brazil Games, prevista para o biênio 2025-26".
Nos últimos meses, Sato tem acompanhado estúdios associados em grandes eventos, como a gamescom Cologne, e participou do primeiro Roadshow nacional do Brazil Games, que teve como objetivo compartilhar o planejamento do Projeto para o biênio com as empresas e associações regionais. As visitas mais recentes aconteceram em Porto Alegre, Brasília e Fortaleza e reuniram mais de 40 empresários de 30 diferentes empresas. Esta foi a primeira etapa da ação, que ainda pretende visitar outras cidades do país para compartilhar a mesma experiência.