O filme "Mulher de Verdade" (1954), de Alberto Cavalcanti, restaurado recentemente com recursos de um prêmio concedido pelo Concurso de Restauração Heritage Online do Festival de Locarno (Suíça), terá uma sessão de relançamento na Cinemateca Brasileira nesta sexta-feira, dia 8 de novembro, às 19h30, com distribuição de ingressos uma hora antes.
A primeira exibição se deu em agosto no PalaCinema, em Locarno. Essa obra é a primeira a ser restaurada para a futura retrospectiva "Cavalcanti – Um homem e o cinema", que deverá apresentar todos os filmes brasileiros do diretor, prevista para o próximo ano.
A sessão de "Mulher de Verdade" será comentada pelo presidente do Conselho de Administração da Sociedade Amigos da Cinemateca, Carlos Augusto Calil; pelo diplomata e cineasta Jom Tob Azulay e pelo diretor de fotografia Lauro Escorel. No dia 13 de dezembro, o programa exibirá duas obras de Glauber Rocha: "Di Glauber" (1977) e "Câncer" (1968).
A exibição dá início ao programa "Revisão Crítica do Cinema Brasileiro", em referência ao livro de Glauber Rocha, de 1963. O programa promoverá a difusão de filmes com pouca circulação e/ou que foram restaurados pela instituição, em sessões mensais acompanhadas de debate.