Câmara aprova prorrogação do Recine para dezembro de 2023

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 4, o PL 5.815/2019, que prorroga o prazo para utilização do Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica (Recine) e incentivos previstos na Lei do Audiovisual (Lei 8.685/1993) para 31 de dezembro de 2023. De autoria do deputado Marcelo Calero (CIDADANIA-RJ), o projeto agora segue para o Senado. No plenário, o PSL apresentou um requerimento pedindo que o projeto fosse votado artigo por artigo, mas a proposição do partido rejeitada. Os benefícios fiscais que o projeto prorroga estavam previstos para encerrarem no próximo dia 31 de dezembro.

Segundo Calero, os instrumentos de fomento cultural que incentivam a viabilização das produções audiovisuais em território nacional são uma ferramenta de vital importância para este setor da indústria criativa. "Sem demérito de outros mecanismos de incentivo, a promulgação da Lei do Audiovisual e do decreto que institui e regulamenta os Funcines – Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional, foram chaves capitais para o crescimento tanto em quantidade como em qualidade técnica das produções audiovisuais produzidas no Brasil. Hoje, não coincidentemente, a indústria audiovisual brasileira é aclamada e premiada mundo afora", diz o parlamentar no texto do projeto.

O Recine suspende a cobrança de todos os tributos federais que recaem sobre a aquisição de equipamentos e materiais necessários à construção ou modernização de salas de cinema. Ele foi instituído pela Lei 12.599/2012 e deveria vigorar até dezembro de 2019.

Com o regime especial deixam de ser cobrados de investidores e exibidores o PIS, a Cofins, o Imposto de Importação e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incidem sobre as operações no mercado interno ou na importação dos equipamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui