CCXP se consolida na estratégia de lançamentos de canais, estúdios e streaming

Realizada no Brasil pelo sexto ano consecutivo em 2019, a Comic Con Experience (CCXP) já é parte importante no calendário de estratégias de lançamentos de canais, plataformas de streaming e estúdios de cinema. Na agenda do evento, os players apresentam em primeira mão trailers especiais e cenas exclusivas e ainda trazem ao país artistas de algumas de suas produções mais consagradas para participarem de painéis e encontros com fãs. A CCXP 2019 vai de 5 a 8 de dezembro, no São Paulo Expo.

Entre os canais da Pay TV que estão apostando na CCXP como plataforma de lançamento para suas grandes estreias de 2020, está o AMC. Presente com um estande criado e desenvolvido pela agência Onze Marketing Comunicação, o canal promove experiências baseadas na inédita "The Walking Dead: World Beyond", terceira série do universo de "The Walking Dead" que tem estreia exclusiva no AMC ainda na primeira metade do ano que vem. Já o Disney Channel aproveita o espaço para divulgar a segunda temporada de "Disney Bia". A produção original do Disney Channel Latin America sobre um grupo de influenciadores digitais tem como protagonista a atriz brasileira Isabela Souza – que estará na Comic Con – e estreia novos episódios no primeiro semestre de 2020. Na ocasião, o canal anuncia ainda a primeira turnê da série, "Bia Live Tour", que passará pelo Brasil no próximo mês de junho.

Enquanto isso, a Nickelodeon incluiu a CCXP no seu calendário de comemorações dos 20 anos do "Bob Esponja", montando ali um espaço temático do personagem com atrações como um Escape Room produzido pela Escape 60, meet&greet e atividades dentro da "casa abacaxi" do Bob Esponja. Evidenciando a importância do evento para atingir principalmente o público infanto-juvenil, o Cartoon Network também marca presença. O canal traz para o Brasil pela primeira vez o criador da série "Trem Infinito", o norte-americano Owen Dennis, que conversa com o público sobre a produção e seu processo criativo. O Cartoon ainda usará o espaço para anunciar novidades do programa da nova apresentadora e influenciadora virtual, Any Malu, que terá um painel temático.

A HBO, por sua vez, traz talentos internacionais de sua produção original – e atual aposta do canal – "His Dark Materials", que já está no ar com episódios inéditos às segundas. Ruth Wilson (Mrs. Coulter), Dafne Keen (Lyra Belacqua) e Clarke Peters (The Master) falarão sobre o dia a dia das gravações e revelarão detalhes dos bastidores. Além do painel, durante todos os dias do evento, a HBO oferecerá ao público experiências imersivas no seu estande.

Ainda em relação aos canais pagos, o Telecine marca presença em formato inédito: um estande com ativações dedicadas aos gêneros do cinema que os geeks amam e um estúdio disponível para produção de conteúdo próprio e de creators. Segundo comunicado divulgado pelo canal, o espaço reflete a transformação digital da empresa, que utiliza a tecnologia como aliada para promover a melhor experiência para o usuário vivenciar seu momento cinema. Em paralelo, o Telecine exibe uma maratona de filmes dedicada a animes na TV linear durante o sábado (7) em que acontece o evento.

TV aberta amplia participação

A edição 2019 da CCXP marca a maior participação das empresas Globo desde o primeiro ano do evento no Brasil. O Grupo estará presente com um estande de aproximadamente 1000m², em oito painéis nos principais palcos e em 40 sessões na Arena Globoplay, espaço destinado a discussões e apresentações exclusivas, com a presença de quase 100 talentos entre atores, autores, diretores, apresentadores e cantores. O espaço Globo reúne experiências que dão aos visitantes a oportunidade de conhecerem as principais novidades de Globoplay, Globo, Globosat e Som Livre para 2020. Entre os destaques, uma réplica da floresta da original Globoplay inédita, "Desalma"; cenários de "Evil", exclusiva da plataforma de streaming; e uma ativação realizada em parceria entre Globoplay e BBC Studios inspirada em "Doctor Who", que terá seus episódios disponibilizados nesta sexta, 6, e lançamento dos inéditos em 1º de janeiro de 2020.

O estande da Globo apresenta ainda atividades para as crianças baseadas em propriedades dos canais infantis Globosat – entre elas, um escape game da animação "Miraculous Ladybug", do Gloob, e um game show que testa os conhecimentos dos fãs do desenho. Destaca-se ainda na agenda da Globo uma apresentação de "As Five", spin-off de "Malhação: Viva a Diferença". Nesta quinta, dia 5, Cao Hamburguer, grande homenageado da CCXP 2019, recebe as atrizes Gabriela Medvedovski, Ana Hikari, Daphne Bozaski, Manoela Aliperti e Heslaine Vieira para um papo sobre a estreia. Na sexta, dia 6, séries inéditas e originais Globoplay são tema do painel "Comédia, Drama e Suspense". Por fim, no ambiente Creators, nomes como Luis Lobianco, Marcius Melhem e Renata Gaspar, entre outros, apresentam "Fora de Hora", novo programa de humor da Globo com estreia prevista para janeiro. No mesmo espaço, profissionais do time de esporte conversam sobre as preparações para as Olimpíadas Tóquio 2020.

Já o SBT participa pela primeira vez com um estande no evento. A emissora terá um espaço com atrações como a "Vila do Chaves", o "SBT Games", estúdio comandado por Cris Nikolaus que terá lives, games e entrevistas com artistas da emissora e influenciadores digitais; a área "Foto Experience SBT", com cenários interativos como o "Backstage TV", a "Porta da Esperança" e a "Cabine Quem Quer Dinheiro"; além da loja SBT com produtos licenciados da marca. Mas a grande aposta do canal para o evento é a área "Câmeras Escondidas". O local terá a base do elevador usado na câmera escondida "Menina Fantasma", onde as pessoas poderão entrar e ter a sensação das luzes apagando com o grito da menina. O espaço também apresenta o set e boneca original do filme "Annabelle", usada nos longas da Warner Bros. "Invocação do Mal 2" e "Annabelle 2", bem como nas "Câmeras Escondidas" de mesmo nome, entre outras atrações.

Plataformas de streaming apostam nos talentos

Tanto a Netflix quanto a Amazon trazem artistas de séries originais consagradas. A primeira reúne em um painel atores da original "La Casa de Papel" – Pedro Alonso (Berlim), Alba Flores (Nairóbi), Darko Peric (Helsinque), Rodrigo de la Serna (Palermo) e Esther Acebo (Estocolmo). A série foi favorita na CCXP 2018, quando mais de seis mil fãs participaram de um assalto na Casa de La Moneda como parte da experiência do estande da Netflix. O elenco do novo filme de Michael Bay, "Esquadrão 6", também estará presente – entre eles, o ator Ryan Reynolds, além do próprio diretor, conhecido pelas franquias "Bad Boys", "The Rock" e "Transformers".

Já o Amazon Prime Video conta com um estande de mais de 1000m² com cenários inspirados em séries de sucesso e títulos aguardados e promove painéis – entre eles, um sobre "The Boys", cuja segunda temporada está em produção e tem previsão de lançamento para 2020. Intérpretes dos heróis e vilões da série – Erin Moriarty (Starlight), Karen Fukuhara (The Female) e Antony Starr (Homelander) – estarão presentes. Outro painel do Amazon é sobre "The Expanse", com os atores Steven Strait (Jim Holden), Dominique Tipper (Naomi Nagata), Cas Anvar (Alex Kamal), Wes Chatham (Amos Burton) e Frankie Adams (Bobbie Draper) apresentando a quarta temporada da série – a primeira como uma original Amazon – que estreia dia 13 de dezembro. Por fim, Santiago Cabrera (Cristobal 'Chris' Rios), Michelle Hurd (Raffi Musiker), Isa Briones (Dahj) e Jonathan del Arco apresentam aos brasileiros a série "Star Trek: Picard", que estreia no Prime Video dia 24 de janeiro de 2020.

Estreias de cinema

Com a proximidade da estreia de "Star Wars: A Ascensão Skywalker" – que no Brasil será dia 19 de dezembro – a Disney terá um painel dedicado ao filme. O diretor J.J. Abrams e a produtora Kathleen Kennedy, além dos atores Daisy Ridley (Rey) John Boyega (Finn) e Oscar Isaac (Poe Dameron), virão para a CCXP no Brasil especialmente para apresentar o longa que marca a conclusão da saga.

O estúdio Warnes Bros., que terá um estande próprio, promoverá atrações interativas de lançamentos do cinema, séries da Warner Channel e jogos da Warner Games. No mesmo espaço, haverá um auditório que abrigará mini-painéis e debates ao longo do evento, além de uma loja. Para este ano, a Warner está agendando as visitas em suas atrações principais via aplicativo, a fim de evitar filas. O app já está disponível para download. Entre os destaques de cinema, atrações das principais estreias de filmes para o próximo ano, como "Aves de Rapina", "Mulher-Maravilha 1984" e "Scooby! O Filme". No Cinema Warner, lounge do estúdio, haverá cadeiras de cinema, carregadores de celular e exibição dos trailers dos filmes da Warner Bros. Pictures de 2020.

A CCXP é um evento que já faz parte do calendário cultural do país. Em cinco anos, conseguiu reunir mais de 1.7 mil quadrinistas e ilustradores em sua programação e, somente em 2018, recebeu 262 mil pessoas nos quatro dias evento, entre entre fãs, artistas, profissionais e empresas de cinema, TV, games, quadrinhos, cosplay, música, anime, RPG, ficção científica e colecionáveis para conhecerem as últimas novidades dessas áreas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui