Cartoon Network lança série com youtuber de animação e campanha para entreter as crianças na quarentena

Nesta semana, o Cartoon Network estreia a série "Any Malu Show", atração comandada pela primeira youtuber de animação do país. O programa inédito vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, com episódios novos todos os dias. E no dia 23 de maio, a partir das 20h, haverá maratona completa.

Com 2,8 milhões de inscritos no YouTube e quase meio milhão de seguidores no Instagram, a influenciadora de 18 anos integra o time de apresentadores do canal. A "negociação" entre a youtuber animada e o Cartoon começou a partir dos fãs, que fizeram campanhas nas redes sociais. No programa, a personagem, criada e desenvolvida pelo Combo Estúdio, apresentará quadros como "Top 10", "Bad Coach", "Cartoon Musical Talents", "Reactoon", "Forum Cartoon" e "Cartoon Chef" – alguns deles com participações especiais de outros personagens já conhecidos pelo público que acompanha o canal.

"Todo o processo de construção dessa série foi diferente, começando pela campanha de aquecimento feita nas redes sociais que apresentou uma certa provocação para que os fãs pedissem por esse encontro entre Any Malu e Cartoon. O trabalho antes da estreia incluiu ajustes de conteúdos já disponíveis no canal do YouTube para que tivessem aderência no linear, trabalhando sempre a quatro mãos com o Combo Estúdio. O Cartoon nunca teve um host físico e, agora, apresenta essa influencer, que é um cartoon", conta Adriana Alcântara, diretora sênior de conteúdo e produção nacional das marcas infantis da Turner no Brasil, em entrevista exclusiva para TELA VIVA. "O Combo Estúdio produz um conteúdo de animação refinado de forma muito rápida, o que traz para gente outra frente de conversa com a audiência, com a possibilidade de abordar temas mais quentes. Ter esse conteúdo, com essa força, especialmente em um momento como este, é muito bacana", observa. A executiva conta ainda que, no futuro, a história da personagem também terá uma versão para os cinemas. O lançamento faz parte do projeto Cine Cartoon em parceria com a Rede Cinemark, que já exibiu nas telonas conteúdos de "Irmão do Jorel", "Oswaldo", "Ben 10" e "DC Super Hero Girls", entre outros.

Falando no contexto da pandemia, o Cartoon é um dos canais que desenvolveram campanhas e ações especiais para auxiliar o público a enfrentar este período. É o caso da CN TAMO JUNTO, uma iniciativa para motivar as crianças a manterem-se criativas, entretidas e seguras em casa. Para o digital, a campanha apresenta uma plataforma que reúne dicas para ajudar as crianças a lavarem bem as mãos, tutoriais de como desenhar os principais personagens do canal, vídeos para quem não aguenta mais ficar parado e quer se movimentar com criatividade, jogos online e stickers para as redes sociais. Já na TV, personagens como Panda, Gumball, Garnet, Robin, Victor e Valentino participam de vídeo-chamadas divertidas em programetes que divulgam a campanha.

"Criamos os conteúdos da plataforma mantendo o DNA do Cartoon, isto é, com a ideia de que fosse uma coisa divertida, animada, pra cima. E seguimos acompanhando o dia a dia, entendendo como essa situação vai evoluindo para nos adaptarmos", explica Alcântara. A diretora fala ainda sobre o efeito que ela chama de "aceleração na exposição" causado pelo fato de mais pessoas estarem em casa e durante mais tempo somado a ações como a abertura de sinal dos canais pagos junto das operadoras de TV por assinatura. "Quando você tem mais pessoas expostas a esse universo de conteúdo – de todos os canais, não só do Cartoon – o que acontece é essa aceleração na exposição. Muitas pessoas que não acompanhavam a programação se tornaram fãs em cerca de 40 dias. Normalmente, esse tempo seria de quatro a cinco meses, que é o prazo que se leva para criar aderência a um conteúdo e à marca", explica. "É o mesmo que estamos vendo acontecer no comércio online, por exemplo. É claro que, depois, muita gente abandonará esses costumes recém-adquiridos. Mas muitas também vão ficar", analisa.

Alcântara ressalta ainda a união dos canais da TV paga neste cenário: "Sem dúvida os números são muito relevantes para todos – e o Cartoon está bem posicionado dentro desse crescimento. Estamos trabalhando de forma conjunta, não é momento de concorrência. Fizemos aproximações, compartilhamos conversas na indústria que normalmente não aconteceriam. Gosto de pensar que, diante de desafios, sempre conseguimos aprender e evoluir".

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