Sofa Digital celebra mês histórico no streaming com filmes indicados ao Oscar

O streaming transacional (TVOD) faz bem ao cinema independente. É a esta conclusão que chega o fundador e CEO da Sofa Digital (agregadora de dados e conteúdo para VOD), Fábio Lima, analisando os dados dos filmes indicados e ganhadores do Oscar comercializados pelo grupo. No mês de abril, todos os longas viabilizados pela empresa somaram quase 450 mil transações na América Latina em aluguel e compra. Deste número, três filmes indicados ao Oscar foram responsáveis por 165 mil transações.

As produções do Oscar que contribuíram para este número histórico são "Quo Vadis, Aida?" (Synapse Distribution), indicado na categoria Melhor Filme Internacional; "Druk: Mais uma Rodada" (Vitrine Filmes/Synapse Distribution, na foto), indicado e vencedor na categoria Melhor Filme Internacional e "Meu Pai" (California Filmes), indicado em seis categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme, e vencedor nas categorias Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado.

Os filmes indicados e vencedores das principais categorias do Oscar não se classificam como blockbusters, ao contrário, costumam ser independentes dos grandes estúdios. Nos últimos anos, concorrendo com eles surgiram as produções assinadas pelas gigantes do streaming. Mesmo assim, com tanto conteúdo disponível nas plataformas, o público reagiu comprando e alugando os títulos do Oscar. No final de semana da premiação, seis filmes disponibilizados pela Sofa Digital figuraram no Top 10 de todas as plataformas, incluindo o 11º de Luccas Neto, "Duas Babás Muito Esquisitas". 

"Com boa parte dos cinemas fechados, o TVOD mostrou ser a plataforma para o cinema independente se manter vivo. O recorde de transações neste curto espaço de tempo é um fenômeno que não vimos em períodos anteriores. Notamos uma mudança no comportamento das pessoas, que agora assistem em casa filmes que estão simultaneamente nos cinemas. Acreditamos que esta tendência vai se manter mesmo após a pandemia. Certamente estes números seriam maiores nas salas, mas é bom saber que o cinema independente também tem espaço no TVOD e que esta receita será muito importante para os distribuidores", conclui Lima.

Apple TV, Google Play, YouTube Filmes, ClaroNow, VivoPlay e SkyPlay são as principais plataformas de locação e venda TVOD no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui