Estão abertas as inscrições para a 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Estão abertas as inscrições para a 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que será realizada de 8 a 22 de outubro deste ano. Nesta edição, a novidade é o formato híbrido, ou seja, o festival acontecerá presencial e virtualmente. Realizadores e realizadoras podem submeter seus curtas-metragens até 10 de junho, a partir do preenchimento de formulário disponível no site. Os selecionados serão conhecidos no início de julho, por meio do site oficial e das redes sociais do evento. 

O evento é um dos festivais mais importantes do segmento no país e uma das principais janelas de lançamento de filmes dedicados à infância e juventude. Na última edição, toda online, foram 330 filmes inscritos e 137 selecionados – 98 filmes brasileiros, de 18 estados; e 39 internacionais, de 23 países, exibidos no evento transmitido para todo o país. 

"Estamos bem otimistas para esta edição. Estou acompanhando a cena audiovisual para a infância no país e no mundo e percebemos muita qualidade e pluralidade de conteúdo", afirma em nota Luiza Lins, diretora da Mostra.

Serão admitidos curtas-metragens nacionais e internacionais inéditos em Santa Catarina, de todos os gêneros, com duração de até 20 minutos, que privilegiem o público infantil e infanto-juvenil. Os critérios para a seleção anunciados pela curadoria são qualidade técnica e artística e conteúdo próprio para o público infantil, de acordo com a classificação indicativa do Ministério da Justiça, de caráter lúdico e/ou educativo.

Todos os curtas selecionados estarão automaticamente participando da Mostra Competitiva Nacional, que premiará o Melhor Filme, votado por um Júri Oficial, e Prêmio Especial das Crianças, votado por um Júri Infantil. Cada um dos vencedores receberá o valor de R$ 1.500.

O Melhor Filme e o Melhor Filme Internacional,  escolhidos pelo Júri Popular, receberão troféu e certificado da 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. 

Mostra 2022 

O evento, que até a 18º edição era 100% presencial e para o público catarinense, especialmente de Florianópolis, em 2020 passou a ser online por conta da pandemia. Em sua 21ª edição, os encontros voltam a ser possíveis e a Mostra acontecerá em formato híbrido.

Na programação presencial, haverá exibição de filmes em sala de cinema e nas escolas, Palquinho da Mostra com shows musicais, Fórum de Cinema e Educação para professores, Encontro Nacional de Cinema Infantil para realizadores e oficinas de audiovisual para crianças e realizadores. Ao mesmo tempo, uma seleção de filmes estará disponível em plataforma de streaming, para continuar levando curtas-metragens brasileiros atuais para o público conquistado nestes dois anos de evento online.

"Voltar a encontrar as crianças e suas famílias depois de dois anos com a Mostra virtual aquece o meu coração. Nada substitui este encontro. E para as crianças, o contato com todo o público e a emoção da sala escura e cheia de gente é uma experiência única e mágica", conclui Luiza Lins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui