Festival comKids tem recorde de conteúdos inscritos em sua 14ª edição

Arte do festival comKids (Foto: Divulgação)

O Festival comKids teve um número recorde de inscritos: 297 títulos, realizados entre 2020 e 2023 no Brasil e Ibero América, de diversos formatos e gêneros, feitos exclusivamente para o público infanto-juvenil. Dentre as inscrições, atrás do Brasil, a Colômbia é o país ibero-americano com mais inscritos, 51, seguido pela Argentina, com 34 filmes, além de conteúdos da Espanha, Chile, México, Cuba, Equador, Panamá, Portugal, Uruguai e Peru. As ficções são a maioria, e as categorias de sete a dez anos – ficção e não-ficção se destacam, com 118 títulos.

Neste ano, os filmes concorrem a diversos prêmios, dentre eles, o Prix Jeunesse Internacional, considerado o Oscar mundial infanto-juvenil, que oferece passagem de ida e volta e hospedagem para diretor (a) para participar do evento em 2024, na Alemanha; o SescTV, com o Prêmio de Aquisição;  e o Centro Cultural B_arco, com bolsas de estudo.

Programação 

Para atender a grande demanda do mercado de formação, o Festival comKids vai oferecer, nesta edição, uma programação de eventos paralelos, apresentando palestras, oficinas, debates  e workshops. Dentre os confirmados, está a participação de Maya Goetz, diretora do Instituto Internacional para Juventude e Televisão Educativa (IZI) em Munique e da Fundação Prix Jeunesse, com seu novo estudo sobre a crise climática na visão das crianças. 

Gabriella Mancini traz a oficina inédita "O brincar como ferramenta da narrativa audiovisual", que apresenta alguns exemplos de como a brincadeira pode ser aproveitada no audiovisual para gerar empatia e envolver o espectador, com a realização de exercícios práticos. Jan-Willem Bult, da Holanda, falará sobre ficção de baixo orçamento para crianças. E Beth Carmona, diretora do comKids, ao lado de Aldana Duhalde, farão uma mostra com exibição dos melhores conteúdos mundiais do Prix Jeunesse International de 2022, com direito a debates para análise das escolhas.

Além disso, estão programados dois workshops: Educação da Imagem e o Impacto das Telas no Desenvolvimento Infantil, a ser ministrado para professores por Liana Vila Nova, especialista em educação da imagem para o público infantil; e Casting Infantil, com Eliane Fonseca, diretora e atriz com longa atividade no universo infanto-juvenil.

A seleção dos filmes será anunciada no mês de junho. As sessões da Mostra Competitiva e a maioria das Conversas comKids acontecem presencialmente, em cinemas a definir. Parte dos títulos selecionados estará disponível em plataformas digitais e uma grande parcela das atividades tem acesso gratuito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui