Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa

(Foto: Pixabay)

O Relatório ESG 2024 da Globo apresenta resultados das ações sociais, ambientais e de governança no último ano. Destaque para a agenda ambiental, com quase toda a energia de suas operações – 99,9% – oriunda de fontes renováveis e apenas 14,6% dos resíduos enviados para aterros sanitários. No pilar de conteúdo, a atuação da Globo no apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul reiterou a capacidade de mobilização do ecossistema da empresa a serviço do país, com 100 profissionais do jornalismo deslocados para estado, ancorando os telejornais da capital gaúcha. No ano, as plataformas da empresa dedicaram mais de 100 mil minutos de reportagens a temáticas de sustentabilidade, uma média de 8.487 minutos por mês. Nos Estúdios Globo, 87 produções seguiram as recomendações do Guia e receberam o selo de Produções Verdes.

Para marcar o lançamento do Relatório ESG 2024, será veiculada nas plataformas da Globo a campanha "Cuidar do globo é da nossa natureza". Evolução da campanha "Quem trabalha na Globo, trabalha também para o globo", a peça de 60 segundos materializa as ações da Agenda ESG da empresa e traduz em imagem e narrativa o compromisso com práticas sustentáveis. O filme ressalta a operação com energia limpa e os esforços contínuos de reciclagem e reaproveitamento de materiais, com integração entre produção de conteúdo e responsabilidade ambiental como uma jornada que faz parte da natureza da Globo.

Responsabilidade com o meio ambiente

Em 2024, a Globo concluiu o projeto de implementação de sistemas ininterruptos de energia para redução do uso de geradores a diesel, usados em caso de falta de energia prolongada durante os programas ao vivo. O movimento evitou a emissão de 323 toneladas de carbono anuais. O "BBB 24" foi o primeiro programa a usar a tecnologia em parte das transmissões. Bancos de baterias e refletores mais eficientes também substituíram o uso de geradores na iluminação cênica em gravações externas. E todas as 87 produções dos Estúdios Globo, realizadas em 2024, receberam o selo Produções Verdes por estarem em conformidade com práticas sustentáveis. A empresa desenvolveu um planejamento que visa aumentar o reuso de água para até 30% em 2030. Atualmente, o percentual de reuso é de 12,9%.

A Economia Circular é uma das apostas da Globo para alcançar a meta de se tornar uma empresa Aterro Zero. Em 2024, a empresa aderiu ao Movimento Conexão Circular do Pacto Global da ONU e criou um programa de embaixadores com a adesão voluntária de 250 colaboradores, responsáveis por identificar novas oportunidades na operação, além das diversas iniciativas já colocadas em prática – como o primeiro banheiro 100% sustentável dos Estúdios Globo, construído com itens de plástico descartados nas operações de montagens de cenários e cidades cenográficas.

Conteúdo

O Relatório ESG 2024 materializa o potencial de impacto da atuação da Globo em toda sociedade. Pela primeira vez, três mulheres negras protagonizaram as três novelas inéditas da TV Globo, exibidas simultaneamente. Incremento também na visibilidade de conteúdos ligados ao esporte como ferramenta de transformação, com a realização do Futebol Solidário, a exibição da Taça das Favelas e de jogos de futebol feminino, cuja audiência cresceu 18% em relação ao ano anterior.

Para apoiar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, a Globo reiterou a capacidade de mobilização do ecossistema da empresa a serviço do país. Todas as verticais de conteúdo – Jornalismo, Esporte e Entretenimento – se uniram para promover coberturas e eventos em prol da população afetada. E através do fomento à cultura de doação, com a plataforma Para Quem Doar como catalisadora do movimento e a realização do Criança Esperança, foram arrecadados cerca de R$ 50 milhões para iniciativas de todo país – quase o triplo do valor levantado em 2023.

Bastidores

O compromisso com a diversidade e inclusão, também atrás das telas, levou ao lançamento do primeiro Programa de Trainee Exclusivo para pessoas com deficiência e pessoas negras, que teve cerca de 15 mil inscrições, de candidatos de todo país. Destacam-se também os frutos de práticas que possibilitaram que mulheres se tornassem 63% da alta liderança nos Estúdios Globo e que grupos sub-representados, composto por mulheres, negros, população LGBTQIA+ e pessoas com deficiência (PCDs), fossem 81% dos recrutados e 88% dos estagiários efetivados no período. A empresa contratou 53% de mulheres e 45% de negros.

A jornada da Globo de governança em privacidade e inteligência artificial foi reconhecida com o prêmio do Future Law Experience e os princípios editoriais foram atualizados com orientações éticas sobre o tema no jornalismo.

Por fim, a educação, eixo transversal da atuação da Globo, inaugurou a itinerância do Festival LED – Luz na Educação com edição realizada em Belém, em novembro de 2024. Já na terceira edição do festival no Rio de Janeiro foi lançada o LEDinho, um espaço lúdico dedicado a crianças e suas famílias, que proporcionou oficinas, contação de histórias e encontros com os "Detetives do Prédio Azul".

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