UIT anuncia padrão para sistema HDR de TV

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) anunciou nesta terça-feira, 5, a padronização para o efeito de alto alcance dinâmico para TV, o HDR-TV, que promete aumentar a fidelidade de cores para o padrão de TV de ultra definição 4K e 8K (UHDTV) da UIT, o BT.2020. O trabalho foi desenvolvido pelo setor de radiocomunicações da entidade (ITU-R) em colaboração com especialistas da indústria de televisão, organizações de radiodifusão e instituições regulatórias.

A UIT espera ainda que o HDR-TV possa trazer imagens com mais brilho e melhorar a experiência para realidade virtual em futuros sistemas de broadcasting e multimídia. Segundo a entidade, o novo padrão deixa cenas externas à luz do sol mais brilhantes e naturais, enquanto permite mais detalhes em cenas escuras, permitindo a exibição de sutilezas e texturas que antes não eram possíveis.

Possui duas opções de especificações: a Perceptual Quantization (PQ), que traz maior alcance de níveis de brilho para os níveis detectados pela visão humana; e o Hybrid Log-Gamma (HLG), que oferece degrau de compatibilidade com telas mais antigas. A recomendação da UIT ainda delineou processo de conversão simples entre as duas opções. Além disso, as três resoluções Full HD (1.920 x 1.080 linhas), 4K (3.840 x 2.160) e 8K (7.680 x 4.320) podem ser usadas com o sistema de imagem progressiva com maior paleta de cores e taxa de quadros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui