Cabíria Festival abre inscrições para atividades gratuitas em São Paulo

5ª edição do Cabíria Festival, em 2023 (Foto: Divulgação)

O Cabíria Festival, dedicado à representatividade feminina e à diversidade no audiovisual, realiza em São Paulo sua sexta edição entre os dias 18 e 24 de julho. Com programação gratuita, promove no CineSesc uma mostra de filmes e encontros com cineastas e na ESPM atividades de formação como palestras, masterclasses e painéis que estão com inscrições abertas através do site. Online, o evento se estende até dia 4 de agosto para todo o Brasil pela plataforma Spcine Play. Toda a programação é gratuita e conta com o patrocínio da Spcine e realização do Sesc e da Lei Paulo Gustavo.

Entre os destaques da programação formativa estão as masterclasses com a pesquisadora e cineasta Nayla Guerra, que fará uma revisão da história do cinema brasileiro, colocando em primeiro plano filmes de curta-metragem dirigidos por mulheres no período da ditadura civil-militar, com a roteirista Iana Cossoy Paro que, a partir de questionamentos fará provocações que estimulem a escrita ou reescrita de relatos para o audiovisual. O bate-papo entre Duda Porto de Souza, head de conteúdo da Maria Farinha Filmes, com a cineasta e antropóloga Maira Bühler vai abordar como a formação em antropologia da cineasta compõe seus trabalhos como roteirista de longas e séries de ficção. A palestra com a roteirista e doutoranda em Comunicação Kariny Martins traz um olhar voltado aos filmes criados a partir da experiência colonial e as narrativas do Cinema Negro nacional. 

O filme "Avenida Beira-Mar", de Maju de Paiva e Bernardo Florim, que acaba de ser premiado no Festival Cinema de Guadalajara, será tema de painel com participações da cineasta; Barbara Sturm, diretora da Elo Studios e criadora do Selo ELAS; Gabriel Cohen, do Telecine; e Gabriel Corrêa e Castro, da Viralata. O roteiro foi contemplado em 2020 com o Prêmio Selo ELAS Cabíria Telecine, que impulsionou a produção da obra, ainda inédita no Brasil. Painéis e oficinas completam a programação. Mais informações e inscrições para as atividades estão disponíveis no site

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui