Ultrassom Music Ideas expande presença internacional e aposta em novos segmentos

Flávia e Ruben Feffer (Foto: Divulgação)

A Ultrassom Music Ideas, produtora de áudio para o mercado audiovisual dos sócios Ruben e Flávia Feffer, celebra 20 anos de história na criação e produção musical, direção e gravação de voz original e pós-produção de áudio para uma variedade de produtos audiovisuais, incluindo longas e curtas-metragens, séries, publicidade e teatro. A empresa trabalha criando uma identidade sonora única para cada projeto e já conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais. Em sua trajetória, destaca-se a indicação ao Oscar de 2016 com "O Menino e o Mundo", a gravação das cordas de "Tito e os Pássaros" em Abbey Road e as premiações no Festival de Veneza e no Emmy com a trilha para o curta de realidade virtual "A Linha". Entre os trabalhos mais recentes, está, por exemplo, a trilha da animação infantil "Lupi & Baduki", da Warner Bros. Discovey. 

"Se formos comparar o cenário da produção musical e de áudio ao longo desses últimos anos, houve muita mudança tecnológica – mudou muito o tipo de acesso a alguns recursos que, antes, só eram disponíveis em estúdios muito grandes e caros. Realmente a tecnologia ajudou a difundir e democratizar o acesso e tornar possível que hoje, com um computador e o conhecimento certo, praticamente qualquer um possa fazer algo que antes eram somente alguns poucos 'iniciados'. No entanto, um fator crucial é experiência, e isso realmente não tem como ser substituído, então o fator humano, para direcionar todas essas tecnologias, de plugins e samplers a geradores de música por IA, é algo que faz toda a diferença. Também houveram mudanças nos estilos musicais, mudanças culturais e estéticas que afetam e geram distinções em trabalhos de hoje versus aqueles dos últimos anos", analisa Ruben Feffer em entrevista exclusiva para TELA VIVA. 

Flávia Feffer complementa: nesses 20 anos de Ultrassom, a produção musical e de áudio evoluiu significativamente – a transição do analógico para o digital, a introdução da inteligência artificial e as plataformas de streaming transformaram a forma de produzir e consumir música. "A pandemia acelerou a adoção de ferramentas de produção remota. Temos nos adaptado constantemente a essas mudanças, investindo em inovação para oferecer produções de alta qualidade que atendam às expectativas dos consumidores modernos".

Crescer sem perder o padrão de qualidade

Com o passar do tempo, a Ultrassom precisou lidar com o desafio de manter o equilíbrio entre crescer e trabalhar com projetos maiores e, ao mesmo tempo, garantir a qualidade de suas produções. Para Binho Feffer, a principal estratégia adotada diante desse conflito foi trabalhar com parceiros, em modelos onde ele atua como diretor musical, definindo temas e identidades sonoras de projetos, e outros produtores musicais auxiliam no trabalho mais detalhado de realizar as trilhas, variações, edições, gravações e preparação para mixagem. "Trabalhar em rede e remotamente possibilita um ganho grande de escala e produtividade sem perder uma visão e um controle de qualidade que são essenciais", diz. 

Flávia, por sua vez, elencou outras estratégias que foram fundamentais nesse caminho para além das parcerias, como investimento em tecnologia e um compromisso contínuo com a inovação tecnológica, o que inclui a adoção de sistemas de áudio avançados, como o Dolby Atmos, e o uso de ferramentas de IA para aprimorar a produção e a edição de áudio; equipe qualificada, com profissionais que estão no time há bastante tempo; foco na qualidade, com cada projeto passando por um rigoroso processo de revisão e controle de qualidade para garantir os padrões; e gestão de projetos, de forma que cada produção seja concluída no prazo, dentro do orçamento e sem perda de qualidade. "Essas estratégias combinadas nos permitiram crescer e assumir projetos maiores enquanto continuamos a garantir a excelência em cada produção que entregamos", pontua. 

Expandir parcerias e presença internacional

Nos próximos dois anos, a Ultrassom pretende expandir as parcerias estratégicas e sua presença internacional. Os sócios revelam que já estão em conversas com diversas empresas, dos Estados Unidos e em outros países, para analisar parcerias e participações em projetos internacionais. "O Brasil tem como oferecer soluções criativas com uma taxa de câmbio atraente, e os recursos tecnológicos ajudam bastante a encurtar distâncias que, em outros tempos,  inviabilizariam alguns processos", observa Binho Feffer. "Temos contato com empresas de ponta que estão fazendo trabalhos com áudio imersivo para realidade virtual e outras tecnologias emergentes que podem ser ótimas oportunidades de entrar no mercado global – ainda relativamente com poucos concorrentes". 

Colaborar em projetos multinacionais e com empresas de tecnologia também está entre os planos. Flávia detalha: "Pretendemos oferecer nossa expertise em áudio para produções de diferentes países. Isso inclui trabalhar em filmes, séries, jogos e outros conteúdos audiovisuais que tenham um alcance global. E parcerias com empresas de tecnologia líderes nos permitem acessar e utilizar as ferramentas mais avançadas em produção de áudio, como sistemas de áudio espacial e inteligência artificial. Isso nos mantém na vanguarda da inovação". E ressalta: "Ao fortalecer nossa presença internacional e cultivar parcerias estratégicas, esperamos não apenas expandir nosso alcance, mas também elevar a qualidade e a inovação de nossas produções. Esse crescimento será fundamental para garantir que a Ultrassom continue sendo uma referência global em produção de áudio e música, entregando resultados excepcionais em um mercado cada vez mais competitivo e diversificado". 

Diversificar projetos e segmentos 

Outro objetivo a curto prazo é diversificar os projetos para incluir novos segmentos. A Ultrassom, na verdade, já tem trabalhado nesse sentido, atuando no campo das realidades mistas, por exemplo. A primeira experiência foi com o projeto "A Linha", que venceu o Emmy e o Festival de Veneza. "Isso confirmou nossa teoria de que é muito importante estarmos atentos e envolvidos em todas as novas formas de narrativas. Já há algum tempo tenho olhado para isso, para o que vai vir nos disruptar, para assegurar que eu mesmo possa estar envolvido com o que quer que venha a surgir, transformando ameaças em oportunidades", frisa o produtor. Dentro dessa ideia de experimentar novos segmentos, também entram os games. "Cada vez mais o Brasil tem sido foco da atenção do mercado internacional de games, semelhante ao que ocorreu no segmento da animação, onde já temos um certo reconhecimento", observa. 

E, pensando num cenário mais a longo prazo, ele avalia: "O mercado audiovisual brasileiro como um todo está amadurecendo, expandindo e se profissionalizando cada vez mais, indo na direção de se tornar uma verdadeira indústria, como dos Estados Unidos ou a Coreia do Sul. Isso certamente trará novas oportunidades de atuação para nossa empresa. Além disso, a tecnologia está tornando possíveis novas formas de narrativas e expressão artística e entretenimento, e para tudo isso sempre haverá espaço e demanda para a música e o som – é no que estamos apostando". Feffer ainda sonha com um futuro onde a tecnologia automatize certos trabalhos "braçais" imprescindíveis, como gestão de direitos, contratos e documentação – com as "cuesheets", que são as fichas de cadastro de fonogramas. "Isso nos deixará mais livres para efetivamente criar, sem barreiras físicas ou limitações tecnológicas, com recursos e qualidade de som inimagináveis atualmente". 

Regulamentação, direitos autorais e mercados globais

De modo mais abrangente, os sócios analisam o atual cenário audiovisual e apontam os principais desafios e também as maiores oportunidades. Binho Feffer reflete: "Como hoje as empresas de streaming estão entre os principais players e veículos para a difusão audiovisual, tem aspectos de regulamentação e da própria atuação dessas empresas, enquanto companhias de alta tecnologia, que precisam estar assegurados para que o fluxo de trabalhos que o mercado audiovisual – com séries, filmes e podcasts – possa continuar ocorrendo. Se há uma oscilação no mercado de tecnologia, afeta nosso mercado de produção. E tudo muda muito mais rapidamente do que antes. Além disso, as novas tecnologias, como IA, foram novas demandas de regulamentação e preservação dos direitos autorais e patrimoniais". 

Ele acrescenta ainda que o fato de que hoje qualquer pessoa com um laptop possa ser uma produtora de som é um desafio no sentido de concorrência e uma grande pulverização, porém também traz oportunidades de expansões de parcerias e produções distribuídas virtualmente, "onde podemos usar nossa experiência para ajudar a coordenar diversos esforços em paralelo para atingir a escala ainda maior que o mercado em expansão demandará". 

Em relação aos principais desafios, Flávia acrescenta competição intensa, causada especialmente pela democratização das ferramentas de produção e a facilidade de acesso às plataformas de distribuição, o que tornou conseguir destaque num mercado tão saturado algo bastante desafiador; a adaptação às novas tecnologias, que exige investimento contínuo em infraestrutura e capacitação; e proteção de direitos autorais, pois com o aumento da distribuição digital, proteger os direitos e garantir que os criadores sejam devidamente remunerados se tornou prioridade. 

Já falando em oportunidades, ela elenca expansão global, pois "a capacidade de distribuir conteúdo globalmente através de plataformas de streaming permite alcançar audiências internacionais, abrindo novas oportunidades de mercado"; personalização e interatividade, com ferramentas e análise de dados e IA ajudando a personalizar conteúdo para atender às preferências individuais dos espectadores; colaboração internacional, trazendo diversidade cultural e novas perspectivas para as produções audiovisuais; e produção remota, com tecnologias que ganharam destaque durante a pandemia e continuam a oferecer flexibilidade e eficiência permitindo colaborações à distância e reduzindo custos de produção.

"O cenário audiovisual atual é marcado por rápidas mudanças e avanços tecnológicos. Enquanto os desafios são significativos, as oportunidades são igualmente vastas. Adotar novas tecnologias, explorar mercados globais e inovar constantemente são fundamentais para se destacar e prosperar nesse ambiente dinâmico. A Ultrassom está comprometida em enfrentar esses desafios de frente e aproveitar as oportunidades para continuar oferecendo produções de alta qualidade e inovação", finaliza a diretora. 

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