Série documental sobre árbitros do futebol brasileiro estreia no sportv

Arnaldo Cezar Coelho é um dos homenageados na série documental "Homens de Preto". (Crédito: Globo/ Divulgação)

Estreia neste domingo, 6, no canal sportv, a série documental "Homens de Preto", que aborda a carreira de quatro árbitros do futebol brasileiro: Arnaldo Cezar Coelho, Armando Marques, José Roberto Wright e Romualdo Arppi Filho. A produção é uma coprodução do sportv com a Imaginar e terá seus dois primeiros episódios exibidos em sequência a partir das 20h.

A série, com direção de Fred Bahia, reconstrói as trajetórias dos árbitros por meio de imagens de arquivo e depoimentos exclusivos. O objetivo é mostrar a responsabilidade de decidir destinos em partidas de futebol, o que, por vezes, os tornou figuras centrais em momentos históricos do esporte. Arnaldo Cezar Coelho e Romualdo Arppi Filho, por exemplo, apitaram as finais das Copas do Mundo de 1982 e 1986, respectivamente. A produção conta com depoimentos de Galvão Bueno, Casagrande, do maestro João Carlos Martins, Tino Marcos e de familiares dos homenageados.

A obra documental não se furta a exibir polêmicas, erros e bastidores que não chegaram ao conhecimento do público. "Foram 60 anos praticamente sem fim de semana. Sessenta anos que perdi aniversários de família, dos filhos e os meus aniversários. O legado eu eu deixo para essa nova geração é que eles respeitem e se façam respeitar", declara Arnaldo Cezar Coelho em um dos depoimentos.

Além das carreiras, "Homens de Preto" explora como as trajetórias dos árbitros refletem uma sociedade em transformação, abordando temas como inclusão, racismo, autoritarismo, vaidade e masculinidade. A proposta é oferecer um retrato humano, político e cultural daqueles que atuaram como autoridades em campo.

Os dois últimos episódios serão exibidos na segunda, 7, também às 20h. O primeiro episódio do domingo é sobre Arnaldo Cezar Coelho, seguido pelo de Armando Marques. Na segunda, serão exibidos os documentários sobre José Roberto Wright e Romualdo Arppi Filho. Cada episódio tem duração de aproximadamente 30 minutos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui