O grupo Curta! celebra o Dia Nacional do Documentário Brasileiro, em 7 de agosto, disponibilizando três obras sobre o gênero cinematográfico no streaming Curta!On, no NOW da NET/Claro ou diretamente pelo site. A tríade é formada pela série "Nós, Documentaristas", de Susanna Lira, e pelos longas "Banquete Coutinho", de Josafá Veloso, e "O Método", de Liliana Sulzbach e Carlos Roberto Franke. A data presta homenagem ao aniversário do documentarista baiano Olney São Paulo (1936-1978), diretor de filmes como "O Forte", "Ciganos no Nordeste" e "Grito da Terra", e tem por objetivo dar mais visibilidade ao gênero no país.
"Banquete Coutinho" (foto) lança um olhar sobre a obra de Eduardo Coutinho (1933-2014) a partir de um encontro filmado com ele em 2012, dois anos antes de sua morte. Coutinho é um dos mestres da cinematografia brasileira, realizador de documentários como "Cabra Marcado para Morrer" (1964-1984),"Edifício Master" (2002), "Jogo de Cena" (2007) e "As Canções" (2011).
Na série de 13 episódios "Nós, Documentaristas", os principais cineastas do país que se propõem a filmar a "realidade" contam suas experiências. Entre os entrevistados estão nomes consagrados como João Moreira Salles, Vladimir Carvalho e Lúcia Murat; e documentaristas de uma nova geração, como Petra Costa, Emílio Domingos e Cristiano Burlan.
Para completar a lista, o longa "O Método" também investiga as técnicas e as ferramentas utilizadas por experientes documentaristas para retratar o real. Entre os entrevistados, estão Silvio Tendler, Bertram Verhaag, Eduardo Vilela Thielen, Inge Altemeier, Joachim Tschirner, Kerstin Stutterheim, Luiz Eduardo Jorge, Valentin Thurn e Washington Novaes.