Na noite do último sábado, dia 3 de agosto, o 2º Claro Festival Curta! Documentários anunciou seus vencedores – que dividiram mais de R$ 100 mil em prêmios – em cerimônia no Estação Net Gávea, no Rio de Janeiro, transmitida ao vivo pelo YouTube, com apresentação de Juliana Zalfa, Kim Queiroz e Gregorio Cheskis.
Na Mostra Oficial, foram escolhidos "A Última Vanguarda", de Peu Lima, na categoria Artes, e "Incompatível com a Vida", de Eliza Capai, na categoria Humanidades. A série "Caminhos dos Orixás", de Betse de Paula, ganhou pelo voto popular. Na Mostra Internacional, "Van Gogh, a Criação de um Mestre", de Anne Richard, foi o vencedor e, na Brasileiros, "Diário da Primavera", de Fabíola Aquino e Juliano de Paula Santos.O Prêmio CurtaEdu foi para "Biocêntricos", de Ataliba Benaim e Fernanda Heinz Figueiredo.
Os vencedores das categorias foram escolhidos por um time de jurados formado por jornalistas, escritores e personalidades da cultura. Eles selecionaram as produções a partir de uma lista prévia, formada pelos filmes e séries mais bem votados pelo público que acompanhou o festival, através do site oficial. O voto popular também decidiu um ganhador na principal premiação e os da Mostra Internacional e Brasileiros. Promovido pelo Grupo Curta!, o festival teve como parceiros a Quanta e Start Locadora, que também ofereceram prêmios aos vencedores. O patrocínio é da Claro, através da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura.
Ao longo da semana, entre 5 e 9 de agosto, de segunda a sexta, sempre às 22h, o Curta! terá uma faixa especial em sua programação com exibição das produções vencedoras, com exceção da Mostra Brasileiros. No domingo, 11, às 15h45, uma maratona exibirá as cinco produções premiadas em sequência.