No mês de agosto, o Cine Teatro Oscarito, em Duque de Caxias, recebe o Festival de Cinema da Baixada Fluminense VER CINE, que apresentará 58 títulos da recente produção independente nacional e internacional, entre curtas-metragens e videoclipes. Mais de 800 produções foram recebidas durante a etapa seletiva do festival, que chega à sua 9ª edição e contará com três sessões especiais com curtas-metragens nacionais para deficientes visuais e auditivos, exibidos em escolas públicas de Duque de Caxias.
Idealizado pela Benguela Produções, a primeira edição do VER CINE aconteceu em 2013, colocando em foco a produção audiovisual feita na Baixada Fluminense. Flávio Machado é o idealizador do evento. De lá pra cá, foram realizadas sete edições consecutivas (de 2013 a 2019) em Duque de Caxias. Em 2020, por conta da pandemia, a edição foi adiada, voltando a sua programação normal em 2023, na cidade de Japeri. Agora, em 2024, o VER CINE retorna à sua casa, Caxias, com seu já tradicional formato de programação que contará com quatro mostras competitivas distintas.
Programação
A Mostra Panorama Nacional, que contempla filmes do Brasil todo, é dividida em três categorias: Documentário de Curta-Metragem, Curta-Metragem de Ficção e Videoclipes. Já a Mostra Baixada em Foco é dedicada exclusivamente à promoção da produção audiovisual da Baixada Fluminense. A Mostra DiVerCine, por sua vez, traz curtas-metragens que têm como temática a diversidade sexual e de gênero. Por fim, na Mostra Panorama Internacional, que passou a integrar a programação do VER CINE a partir de 2018, o festival homenageia a produção audiovisual de um país escolhido pelo público. Depois de Rússia, França e Itália, este ano é a vez do México, tendo como destaque os curtas “Anillo de Bodas”, de Ramón Medina, e “Bajo Um Mismo Cielo”, de Ana Laura Calderón.
Os vencedores das mostras DiVerCine, Panorama Internacional, Baixada em Foco e da categoria Videoclipe (da mostra Panorama Nacional) serão escolhidos por um júri técnico formado por mulheres que atuam no cenário cultural da Baixada Fluminense. Já os filmes das categorias Documentário de Curta-Metragem e Curta-Metragem de Ficção serão premiados pela escolha do júri popular.
Todas as sessões serão gratuitas e a programação poderá ser consultada no site oficial do VER CINE. A edição de 2024 é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, através da Lei Paulo Gustavo.