Pesquisa da Nielsen e MetaX aponta que 61% dos respondentes possuem Smart TV e 51% consomem streaming neste dispositivo

A Nielsen e a MetaX se uniram para apresentar esta semana em Brasília, durante o evento "Mídia na plataforma de streamings de vídeo: Dados, Insights e Mensuração", tendências para streaming e CTV e os desafios de como medir resultados para estes segmentos. As empresas revelaram as expectativas para o mercado de mídia diante das mudanças de comportamento dos consumidores e a importância da mensuração para embasar as decisões de negócios, além de contextualizar o atual cenário da TV Conectada no mercado brasileiro. Além disso, foi explorada no encontro a evolução dos streamings de conteúdos, os formatos nativos e a segmentação em CTV como fundamentos para os estrategistas de marketing e planejadores de mídia das marcas alcançarem a audiência certa. 

Na ocasião, foi apresentado um estudo de caso que comprova a tendência de a CTV ser utilizada para gerar visibilidade para marcas e produtos. Dados sobre a iniciativa mostram que 66% dos respondentes acreditam na afirmação que a organização estudada é a primeira que vem à mente em relação à sua área de atuação, enquanto o segundo colocado ficou com apenas 15% das respostas.

A Líder de Measurement da Nielsen Brasil, Sabrina Balhes, ressalta que anúncios em CTV se tornarão uma tendência, porém é necessário medir para projetar o futuro: "A mensuração está no centro de uma estratégia bem-sucedida. É cada vez mais importante provar o que nos levou a tomar aquela decisão e quais resultados ela trouxe. Um alto número de profissionais de mídia/marketing acredita que o mais importante é medir os esforços de ponta a ponta, pois é necessário entender se o planejamento foi executado e gerou os resultados esperados. Porém, poucos estão confiantes de que podem executar isso". 

Para Dilton Caldas, Diretor de negócios em CTV da MetaX Brasil, empresa global de mídia contextual em CTV, "o mercado anunciante espera os casos de sucesso para avançar na adesão completa à TV Conectada. Entretanto, quem não espera são os consumidores. Eles já se moveram para o conteúdo sob demanda e os streamings de vídeo. O mercado anunciante acordou para o movimento da audiência", destaca o executivo. "As marcas têm que estar onde o público está. Por outro lado, ao reconhecer que CTV mistura o melhor da TV tradicional com o digital, é preciso igualmente reconhecer novos modelos de medições de resultados. A TV Conectada é parte da jornada do consumidor em multimeios e, sendo assim, identificar o seu papel na estratégia de marketing define as métricas que melhor indicarão sucesso e efetividade das campanhas. Inicialmente nós defendemos a presença do CTV no meio do funil de marketing. Daí decorrem os objetivos que podem ser alcançados pela marca e por conseguinte as métricas a serem levantadas", completa.

Pesquisa 

De acordo com pesquisa recente sobre CTV em parceria entre as empresas, realizada com 1151 usuários de todo o Brasil entre 14 e 19 de abril, 61% dos respondentes têm Smart TV e 70% das pessoas utilizam o celular enquanto a assistem. Para 51% dos entrevistados, a Smart TV é o local preferido para assistir streaming, enquanto o tempo médio diário gasto com essa atividade ultrapassa duas horas. O estudo revela ainda que a maior parte dos usuários (56%) está na faixa de 25-44 anos e prefere assistir em companhia de outras pessoas (63%). O levantamento também apontou os temas mais importantes para os usuários, com tecnologia (47%), sustentabilidade (39%) e emprego (39%) no topo da preferência.

CTV, streaming e o futuro da publicidade digital 

A Nielsen e a MetaX atuaram em conjunto para traçar as expectativas para o futuro da publicidade digital em meio à consolidação da CTV e do streaming no gosto dos brasileiros. Em relação à interação com conteúdos publicitários, a pesquisa conjunta das empresas mostra que 42% dos entrevistados afirmaram realizar alguma ação após serem impactados por anúncios, como fazer busca na internet relacionadas à marca (28%), acessar redes sociais da marca (13%) e ler notícias em sites de terceiros (8%). As empresas pesquisaram ainda as intenções de compra dos respondentes em Smart TV em algumas categorias. Aqueles que apresentaram maior intenção de compra foram moda (32%) e entregas por delivery (28%), seguidas por tecnologia (22%) e serviços de streaming (21%).

Segundo Caldas, da MetaX, os resultados obtidos são frutos do contexto em que a campanha foi realizada: "Na plataforma da MetaX, a audiência tem elevado nível de atenção quando comparado a outros meios e, ao explorar nossos formatos nativos, valorizamos esse nível de atenção e somos eficientes no cumprimento dos objetivos da marca".

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