Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) FAM 2024 traz estreia da série catarinense “O Som da Ilha” e...

FAM 2024 traz estreia da série catarinense “O Som da Ilha” e celebração dos 35 anos do Funcine de Florianópolis

(Foto: Divulgação)

Durante a 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024, uma sessão especial celebrará os 35 anos do Funcine de Florianópolis – o mais antigo fundo municipal de cinema do Brasil. A homenagem será na terça-feira, dia 10 de setembro, no Cine Show do Beiramar Shopping, com a exibição de cinco curtas-metragens. O festival traz ainda a estreia do primeiro episódio da série documental “O Som da Ilha – Época de Ouro”, uma produção catarinense com direção geral e criação de Zeca Pires e Cláudia Barbosa, na quarta-feira, 11.

“O Som da Ilha” é uma série que homenageia seis grandes nomes da música de Florianópolis: Luiz Henrique Rosa, Neide Mariarrosa, Zininho, Abelardo Souza, Gentil do Orocongo e Zequinha. A obra oferece uma visão aprofundada sobre o período de 1920 a 1970, destacando o impacto desses artistas na música catarinense e brasileira. A produção revisita a riqueza histórica da cena musical local através de imagens, depoimentos e registros inéditos.

O episódio inaugural, “Neide Mariarrosa: A Voz de Mormaço”, dirigido por Maria Emília de Azevedo, mergulha na trajetória da cantora Neide Mariarrosa, desde seus primeiros passos em Florianópolis, passando por sua experiência no Rio de Janeiro, até seu retorno à cidade natal. Com 30 minutos de duração, este episódio faz parte da temporada “Época de Ouro”. 

Conversas FAM de Cinema 

O episódio da série “O Som da Ilha – Época de Ouro, Neide Mariarrosa: A Voz de Mormaço” é um dos filmes convidados do Conversas FAM de Cinema, que terá outras 12 obras, sendo três filmes de longa metragem e nove curtas, exibidas no FAM 2024. Criado em 2022, o Conversas FAM de Cinema já está na terceira edição e contará com debates ao fim das sessões que abordarão as temáticas “Legado no cinema”; “Legado na música”; “Futebol e imigração”; uma sessão especial com cinco curtas de Florianópolis, financiados pelo Fundo Municipal de Cinema – Funcine, em comemoração aos 35 anos desse mecanismo; e “Mulheres no terror”; além da estreia da série catarinense.

Nesta sexta, 6, a sessão especial exibe “O Último Filme de Meu Pai”, de Fabi Penna (Brasil, Florianópolis/SC; Vitória/ES; São Paulo/SP). No sábado, 7, é a vez de “Nas Ondas de Dorival Caymmi”, de Locca Faria (Brasil, Rio de Janeiro/RJ). Já no domingo, 8, será exibido “Efapi Boul”, de Daniela Farina e João Fernando Lucas (Brasil, Chapecó/SC). Todas as sessões acontecem às 16h, no Cine Show Beiramar Shopping. A programação completa está disponível no site do evento

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile