Festival de Cinema "Os filmes que eu não vi", na Bahia, abre inscrições 

(Foto: Divulgação)

Já estão abertas as inscrições para o 1º Festival "Os filmes que eu não vi", uma realização da Água Doce Produções. Idealizado por Solange Souza Lima Moraes, o festival tem como objetivo dar visibilidade a filmes de todo território nacional que foram produzidos mas não foram distribuídos, e circularam apenas em festivais de cinema, sem chegar a uma janela de exibição – seja na TV, no cinema ou no VoD. 

O evento será realizado em dezembro, na Sala Walter da Silveira, em Salvador (BA), com exibições, mesas de debate, fóruns e premiações dos filmes selecionados. Em seguida, ao longo dos meses de janeiro a maio de 2025, a programação de exibição será contínua na Sala Walter da Silveira e na plataforma online CINEBRASILJÁ.

O Festival surgiu quando sua criadora, Sol Moraes, ainda presidenta da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas – ABD Nacional, presenciou os inúmeros filmes que circulavam apenas em festivais de cinema. "É a realização de um sonho de mais de 15 anos, desde que comecei a circular pelo Brasil e interior da Bahia e ver que filmes rodados não chegavam a 80% da população brasileira", diz Moraes sobre a primeira edição do evento. 

As inscrições estão abertas pelo site do festival, onde também está disponível o regulamento. São aceitos títulos finalizados antes de janeiro de 2017, produzidos no Brasil por realizador brasileiro, e que possuam CPB. Não há restrições quanto ao formato de captação ou gênero. São quatro categorias: Longa-Metragem, Média-Metragem, Curta-Metragem e Produção Regional (para filmes que além de enquadrarem-se nas categorias anteriores, tem seu produtor ou parte significativa de sua equipe residentes no estado da Bahia). 

Premiação 

O Festival realizará sua cerimônia de premiação em 21 de dezembro em formato híbrido, presencial e com transmissão ao vivo. Os filmes serão premiados com troféus e menções honrosas nas categorias Melhor Filme de Longa-Metragem, Melhor Filme de Média-Metragem, Melhor Filme de Curta-Metragem, Melhor Direção, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Trilha Original, Melhor Filme Regional, Melhor Maquiagem, Melhor Som e Melhor Produção – Júri Popular. 

O 1º Festival "Os filmes que eu não vi" foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui