Já estão abertas as inscrições para o 1º Festival “Os filmes que eu não vi”, uma realização da Água Doce Produções. Idealizado por Solange Souza Lima Moraes, o festival tem como objetivo dar visibilidade a filmes de todo território nacional que foram produzidos mas não foram distribuídos, e circularam apenas em festivais de cinema, sem chegar a uma janela de exibição – seja na TV, no cinema ou no VoD.
O evento será realizado em dezembro, na Sala Walter da Silveira, em Salvador (BA), com exibições, mesas de debate, fóruns e premiações dos filmes selecionados. Em seguida, ao longo dos meses de janeiro a maio de 2025, a programação de exibição será contínua na Sala Walter da Silveira e na plataforma online CINEBRASILJÁ.
O Festival surgiu quando sua criadora, Sol Moraes, ainda presidenta da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas – ABD Nacional, presenciou os inúmeros filmes que circulavam apenas em festivais de cinema. “É a realização de um sonho de mais de 15 anos, desde que comecei a circular pelo Brasil e interior da Bahia e ver que filmes rodados não chegavam a 80% da população brasileira”, diz Moraes sobre a primeira edição do evento.
As inscrições estão abertas pelo site do festival, onde também está disponível o regulamento. São aceitos títulos finalizados antes de janeiro de 2017, produzidos no Brasil por realizador brasileiro, e que possuam CPB. Não há restrições quanto ao formato de captação ou gênero. São quatro categorias: Longa-Metragem, Média-Metragem, Curta-Metragem e Produção Regional (para filmes que além de enquadrarem-se nas categorias anteriores, tem seu produtor ou parte significativa de sua equipe residentes no estado da Bahia).
Premiação
O Festival realizará sua cerimônia de premiação em 21 de dezembro em formato híbrido, presencial e com transmissão ao vivo. Os filmes serão premiados com troféus e menções honrosas nas categorias Melhor Filme de Longa-Metragem, Melhor Filme de Média-Metragem, Melhor Filme de Curta-Metragem, Melhor Direção, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Trilha Original, Melhor Filme Regional, Melhor Maquiagem, Melhor Som e Melhor Produção – Júri Popular.
O 1º Festival “Os filmes que eu não vi” foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.