Festival do Rio anuncia filmes nacionais da mostra de 2018

Nesta sexta, 05 de outubro, o Festival do Rio anunciou os filmes nacionais que farão parte da mostra de 2018, marcada para o período de 1° a 11 de novembro. Ao todo, são 84 produções, sendo 64 longas-metragens e 20 curtas.

Na "Première Brasil", serão exibidos 48 longas e 20 curtas de diretores estreantes, em mostras divididas como "Novos Rumos", que terá outros sete longas e sete curtas em competição, e "Retratos", com onze longas. Enquanto o público vota nos melhores filmes das categorias "Ficção", "Documentário" e "Curta", um júri oficial decide os demais prêmios – entre eles, "Melhor direção de ficção", "Melhor Ator" e "Melhor Atriz", além de categorias específicas para roteiro, montagem e fotografia.

A programação do Festival conta ainda com exibições de clássicos do cinema brasileiro em cópias restauradas, como "Central do Brasil", de Walter Salles; "Pixote – A lei do mais fraco", de Hector Babenco; e "Rio 40 Graus" e "Rio Zona Norte", ambas de Nelson Pereira dos Santos. Por fim, outras mostras dentro do próprio festival apresentam mais obras audiovisuais, nas divisões "Panorama", "Midnight", "Première Latina" e "Expectativa 2018".

Os vencedores da categoria de "Melhor Filme" na Première Brasil e na Novos Rumos recebem o Prêmio Petrobras de Cinema, que é voltado à distribuição comercial das obras, com os valores de R$200 mil e R$100 mil, respectivamente. Entre os destaques da lista de competição principal da Première Brasil, estão "A Sombra do Pai", de Gabriela Amaral Almeida; "Deslembro", de Flavia Castro; e "Nóis por Nóis", de Aly Muritiba e Jandir Santin. O filme de encerramento será "O Grande Circo Místico", de Carlos Diegues, escolhido recentemente para representar o Brasil no Oscar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui