10º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba tem início nesta quarta-feira, 6 de outubro

A partir desta quarta-feira, dia 6 de outubro, tem início mais um Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. É a 10ª edição de um evento que começou sem grandes expectativas, como uma pequena mostra para exibir alguns filmes para o público de Curitiba e que tomou uma outra dimensão, se tornando um dos festivais mais esperados no Brasil. Em 2021, o Olhar marca a resistência do evento que não deixou de acontecer mesmo com todas as adversidades econômicas, sociais e sanitárias.

"A gente começou em 2012, num bom momento econômico, de euforia, de esperança de um País e, hoje, dez anos depois, se encontra nesse momento obscurantista. O Olhar de Cinema acaba por atravessar todo esse período e não tem como essas coisas não interferirem diretamente na realização do evento, nas questões de financiamento e nessa luta que o audiovisual e a cultura hoje enfrentam, ou os festivais de cinema, de maneira mais específica", afirma o diretor-geral do festival Antonio Gonçalves Junior. "Os dez anos para mim representam a resistência. Para nós é extremamente importante o Olhar continuar existindo e sendo esse marco anual do grande encontro que a gente tenta fazer do cinema mundial e do cinema brasileiro independente", complementa.

A abertura do Olhar de Cinema acontece a partir das 20h e o filme que iniciará o festival é o longa-metragem "O Dia da Posse", de Allan Ribeiro, em estreia mundial. Outro filme brasileiro foi escolhido para o encerramento, marcado para o dia 14 de outubro: "Nós", dirigido pela cineasta baiana Letícia Simões.

Esta décima edição mantém a tradição curatorial de buscar filmes que desafiem a audiência com novas estéticas e narrativas, e pensem questões atuais, humanas, sociais e econômicas. "São questões das quais não tem como a gente se ausentar", afirma o diretor do festival. "Elas estão nos filmes e a gente presta atenção naquilo que está chegando para nós, sempre observando a inovação do formato". 

Para Gonçalves Junior, "Desde o início, o Olhar quis demonstrar seu posicionamento com uma curadoria marcante, mesmo que no começo houvesse estranhamento, como de fato aconteceu, em 2012 e 2013. Porém, depois as pessoas foram se acostumando com a proposta e com a ideia, e isso foi interessante porque nosso público foi aumentando e mais gente aderiu a esse cinema com caráter de inovação de linguagem, de busca de narrativas diferentes, e que, ao mesmo tempo, também não são filmes deslocados da realidade, do nosso contemporâneo no Brasil e no mundo". 

Em 2021, mais uma vez, a programação acontecerá de forma totalmente online e os filmes ficarão disponíveis diretamente no site do festival. São 77 filmes, entre longas e curtas-metragens, divididos em sete mostras: Mostra Competitiva, Mostra Foco, Novos Olhares, Outros Olhares, Olhares Brasil, Exibições Especiais e Mirada Paranaense.

Os ingressos já estão à venda. A compra pode ser efetuada na página do título escolhido. As sessões são sujeitas a lotação e os filmes poderão ser vistos apenas dentro do seu dia de exibição, das 6h da manhã até às 5h59 do dia seguinte e apenas dentro do território brasileiro.

Atividades Paralelas 

Além dos filmes, o Olhar de Cinema também realiza atividades paralelas, como o Curitiba_lab, além de oficinas gratuitas e seminários. Entre elas estão a masterclass "Esboços de uma poética inconformista" com o diretor Radu Jude e mediação do crítico de cinema Roger Koza, além de várias conversas sobre festivais online, preservação, adaptação literária e decolonialidade. No Seminário de Cinema de Curitiba acontece também o pré-lançamento da coleção "Escrever Cinema".

Já as oficinas gratuitas abordarão temas como as relações entre a direção e o elenco, por Filipe Matzembacher e Marcio Reolon; cinema negro, por Kênia Freitas; e literatura indígena, por Cristino Wapichana. As informações detalhadas de todas as atividades paralelas e dos ministrantes estão disponíveis no site.

Projeto Paradiso 

Este ano, o Olhar de Cinema inicia a parceria com o Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga? Rabinovich, que investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas, mentorias, cursos, seminários e estudos para profissionais do audiovisual.

No dia 10 de outubro, às 16h, no canal do YouTube do Olhar de Cinema, será exibida a peça-filme "Os Negociantes", de Murilo Hauser, adaptação de um texto original de Joël Pommerat. Na sequência acontecerá um seminário com o cineasta sobre "Adaptações literárias para meios audiovisuais". O seminário abordará o processo criativo da obra, pensando as interseções possíveis entre as linguagens teatrais e audiovisuais e é uma iniciativa da Paradiso Multiplica.

App do Olhar 

A programação completa está disponível no site e no app do Festival, que é gratuito e pode ser baixado na AppStore e no Google Play. Lá também é possível encontrar todas as atividades paralelas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui