Nova marca da RioFilme será criada por alunos de Design da Firjan SENAI em competição de inovação

Cinco duplas de alunos do Ensino Médio da Escola Firjan SESI articulado com o Curso Técnico de Design da Firjan SENAI Maracanã encaram, a partir desta semana, o desafio de desenvolver a nova marca da RioFilme, empresa pública de investimento em audiovisual do município do Rio de Janeiro, vinculada à SEGOVI – Secretaria de Governo e Integridade da Prefeitura do Rio. A competição faz parte do Grand Prix, um grande projeto da Saga SENAI de Inovação.

"Vejo com muita alegria e entusiasmo a parceria com a Firjan. A importância dessa aproximação é no sentido de tornar a RioFilme mais dinâmica, aberta e eficiente. A criação da nova marca vai ao encontro desse ideal, de uma empresa que acompanha o movimento do setor audiovisual com todas as inovações que não param de surgir", ressalta Eduardo Figueira, presidente da RioFilme.

A reformulação da marca faz parte de uma parceria entre a Firjan SESI e a Prefeitura para desenvolver o reposicionamento estratégico da RioFilme e alavancar a produção audiovisual na capital.

"Essa parceria pretende reativar a indústria criativa, de papel fundamental para a retomada da economia, devido a sua transversalidade", salienta Leo Edde, vice-presidente da Firjan, presidente do Conselho Empresarial da Indústria Criativa da federação e também do Sindicato Interestadual da Indústria de Audiovisual (Sicav).

Nessa maratona de inovação aberta, em parceria também com o Sicav, os times trabalharão durante cinco dias, num total de 24 horas. O desenvolvimento será acompanhado de perto pela coordenação técnica de Educação e pelos diretores de Arte do Núcleo de Design do Maracanã: Firjan SENAI Estúdio Criativo. Os alunos participarão de palestras e oficinas que os ajudarão no projeto.

O resultado final da maratona será na sexta-feira, dia 8 de outubro, às 15h, na Casa Firjan. Uma comissão avaliadora formada por representantes da RioFilme, Firjan SENAI e convidados vai escolher a marca vencedora. No Pitch de defesa, cada time terá cinco minutos para apresentar seu trabalho.

Além disso, o evento de premiação contará com a palestra do designer Walter Mattos: "Minha marca foi aprovada pelo cliente. E agora?".

"O Grand Prix possibilita a diversidade através do trabalho em grupo e com isso o desenvolvimento de novas soluções, congregando diferentes perfis profissionais. O objetivo é consolidar questões metodológicas e as características de criatividade, inovação e novas demandas do mundo do trabalho. E assim começar a desenvolver projetos e as competências socioemocionais, como trabalho em equipe, empatia, escuta ativa", explica Bernardo Palma, analista de Educação da Firjan SENAI.

Em 2019, houve a participação de três escolas no Grand Prix, e, em 2020, o evento foi todo virtual, devido à pandemia. Este ano, é a primeira vez que o segmento de Comunicação Visual participa. A parceria com indústrias alia teoria e prática.

A premiação poderá ser assistida ao vivo pelo site na próxima sexta, dia 8, a partir das 15h. No mesmo endereço, estão disponíveis mais informações sobre os projetos Grand Prix Firjan SENAI. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui